aa

O Congresso da SOBER Nordeste chegou à sua 15ª edição com a realização do Evento na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no período 22 a 24/11/2023, e já desponta como um dos eventos científicos mais relevantes do Nordeste brasileiro.

A sua realização na UAST deve-se à iniciativa do Sócio Legendário da SOBER Tales Wanderley Vital, Professor Titular aposentado do DECON-UFRPE e Professor Sênior do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD), que recebeu plena acolhida do Grupo de docentes da Unidade Acadêmica que se formou para organização do Congresso.

Teve como tema central “Agricultura e Desenvolvimento Rural no Nordeste: inovação, desenvolvimento sustentável e impactos sociais” com programação estruturada em diferentes formatos: mesas redondas; palestras; apresentação de trabalhos científicos e oficinas.   O DECON e o PPAD – UFRPE Sede Recife - estiveram presentes com a apresentação de duas palestras e quatro trabalhos produzidos por docentes, técnicos, discentes e egressos do Curso.

As palestras versaram sobre os 18 anos do programa Agroamigo, relatando pesquisa desenvolvida pelos Professores Tales Vital e André Melo, do PPAD, cujos resultados foram publicados pelo BNB na edição comemorativa dos 18 anos do Programa na Revista Econômica do  Nordeste (REN), e que foi apresentada pelo Prof. Adelson Santos da Silva, da UAST, representando o Prof. Tales Vital, impedido de comparecer por motivo de saúde. A segunda palestra, sobre Análise do Setor Sucroalcooleiro: o caso do Nordeste, foi apresentada pelo Prof. André Melo, do DECON e PPAD.

Os trabalhos apresentados mostram a multidisciplinaridade das pesquisas desenvolvidas no DECON, DADM e PPAD,   com produção dos seguintes artigos: (1) “Análise da relação entre as políticas de combustíveis e o emprego no setor sucroalcooleiro no Brasil”, com autoria de  André de Souza Melo, Tarcísio Regis de Souza Bastos e Carlos Filipe de Albuquerque Braga, com apresentação de André de Souza Melo; (2) “Produção de grãos no brasil e impacto ambiental”, de autoria de Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Jose de Lima Albuquerque, Leticia da Costa e Silva, Romilson Marques Cabral e Ana Maria Navaes da Silva, com apresentação de Rodolfo Araújo de Moraes Filho; (3) Análise da Violência Escolar no Brasil (2019- 2021) Ana Paula Amazonas Soares, João Ricardo Gomes Porciúncula Barbosa, Eliane Aparecida Pereira de Abreu, com apresentação de Ana Paula Amazonas Soares; e (4) “Diferenciação Salarial entre Imigrantes e Brasileiros no Mercado de Trabalho Formal de São Paulo- 2015 e 2019”, com autoria de Bruna Marianne, Eliane Aparecida Pereira de Abreu, Ana Paula Amazonas Soares.

O Congresso, além das oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, proporcionou aos participantes duas visitas tirísticas, uma à cidade de Triunfo e a segunda ao município de Flores para conhecer o empreendimento ousado da produção de  uvas de mesa em pleno Sertão do Pajeú, como declarou o Prof. Geraldo Eugênio de França, um dos membros da Comissão Organizadora.

​Continuando, Geraldo Eugênio lembra que "é  provável que alguns de nossos economistas e administradores não tenham vindo ao Sertão de Pernambuco pela primeira vez. Com certeza aqueles que não estiveram na região nos últimos cinco se surpreenderam  com as mudanças ocorridas com o crescimento das cidades, do comércio, dos serviços, do ambiente de saúde e educação. O Semiárido mudou e mudou definitivamente."  A presença da UFRPE na região, sem dúvida, concorreu fortemente  para essas transformações.

Aos que contribuíram para o crescimento da SOBER Nordeste, em especial para a realização do seu XV Congresso, capitaneados pela idéia inicial do Prof. Tales Vital, o reconhecimento da comunidade Soberiana e da UFRPE pelo êxito do Evento.