No quadriênio 2017-2020 foram observadas no PADR diversas ações sobre formação do discente em nível de graduação e pós-graduação. No ano de 2017 o PADR promoveu, em conjunto com o Departamento de Economia, a semana da Econometria Espacial que ocorreu na UFRPE de 27 a 29 de setembro de 2017 que foi ministrado pelo Prof. André Braz Golgher do Departamento de Economia da UFMG. O Curso teve adesão de alunos do PADR, da graduação de Economia e Administração da UFPE e UFRPE. A duração do curso foi de 20h.

Também em 2017, o PADR, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFPE, IBMEC-RJ e A Escola de Engenharia Industrial da UFF Volta Redonda, promoveu a palestra: “WINGS: Weighted Influence Non-linear Gauge System”, ministrada pelo professor Jerzy Michnik da University of Katowice – Polônia. O Curso foi realizado no PADR contou com alunos do mestrado e professores do Programa. O Evento foi financiado pelo Grant EC-2013/09/B/HS4/01102 do National Science Centre/Poland.

Em 2018, o PADR promoveu uma visita técnica às Agroindústrias da fruticultura em Petrolina. Nela os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as unidades produtivas de uva e vinhos do vale do São Francisco. Dessa visita, foi iniciada uma parceria institucional com a Embrapa Semiárido, na qual um pesquisador da instituição está trabalhando com um discente no trabalho de dissertação. As parcerias institucionais serão detalhadas mais adiante.

No mês de julho de 2018, o PADR apresentou o seminário de Integração Brasil e África do Sul com a presença do Prof. Antonie Geyer da Free State University (UFS) South Africa, no qual o PADR apresentou suas principais linhas de pesquisa, juntamente com o Programa de pós-graduação em zootecnia. Após esse evento, foi encaminhado o processo de termo de cooperação internacional com a UFRPE e a UFS. Os alunos também participaram do evento e apresentaram suas linhas de trabalho.

Em 2018, o PADR foi contemplado com o edital 14/2018 da FACEPE, que apoia o fortalecimento dos Programas com nota 3 em Pernambuco. Dentro da proposta do PADR, visa-se que o programa seja referência no cenário conjuntural do Estado e Região. Com isso, propõe-se uma integração com outros centros acadêmicos, setores produtivos e organizações governamentais e não governamentais através de seminários mensais ocorridos no Programa. Isso aproxima os alunos e professores com esses setores, despertando o programa a trabalhar em parceria. Desde então, o PADR apresentou os seguintes seminários:

- “Residential Electric Energy Consumption in Brazil: An Hierarchical Time Series Clustering Approach”, apresentado no dia 30 de agosto de 2018 pela Prof.ª Ana Paula Amazonas, do Departamento de Economia que está realizando estágio pós doutoral na Universidade do Minho – Portugal. O seminário tratou de introduzir uma nova abordagem de análise de séries temporais, que é utilizada pelos mestrandos na confecção de artigos e trabalhos de dissertação.

- “Transformações recentes e esperadas do setor agrícola: Mitos e perspectivas de mudanças”, apresentado no dia 21 de novembro de 2018 pelo Prof. Amilcar Baiardi da Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

- WORKSHOP PADR: Desenvolvimento Rural no Semiárido e o Papel das Ciências Sociais Aplicadas" pelo prof. Amilcar Baiardi da UCSAL/BA, no dia 06 de dezembro de 2018 com dois seminários: “Vicissitudes no Desenvolvimento do Rural do Semiárido e Declínio da Resiliência da Produção Agropecuária” e “A Essencialidade das Ciências Sociais Aplicadas e seu Papel no Desenvolvimento e no bem estar Presente e Futuro da Humanidade”.

Os dois seminários com o Prof. Amilcar Baiardi, que está credenciado como Professor Visitante Sênior no período de outubro a dezembro de 2018, nos termos do Edital 14/2018 FACEPE, que permitiu um maior alinhamento de trabalhos em parcerias com docentes do mestrado para confecção de dois artigos que estão em andamento e com a apresentação de dados e novos métodos para os alunos do Programa.

Em 2019, a política de inserção social através de parcerias foi mais consolidada através da apresentação dos seguintes seminários:

- “Mudanças Climáticas e os Novos Desafios e Paradigmas para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Semiárido do Brasil, é Possível?”, apresentado no dia 18 de março de 2019 pela Prof.ª Francis Lacerda do Instituto de Pesquisas Agropecuárias de Pernambuco (IPA).

- “Under a Cloud': Brazilian Deforestation and the Effectiveness of Satellite Monitoring”, apresentado no dia 27 de março de 2019 pela Prof.ª Vilane Gonçalves Sales da University of Birmingham, que foi aluna egressa do PADR.

- Minicurso “Utilização do Software Atlas TI na pesquisa qualitativa”, apresentado no dia 25 de abril de 2019 pela mestre egressa do PADR Ana Luiza Acioly.

- “O Setor de Turismo na Região Nordeste: Medidas e Impactos a partir da Matriz Insumo- Produto Inter-regional”, apresentado no dia 13 de maio de 2019 pela Prof.ª Poema Isis Andrade de Souza do Departamento de Economia UFRPE.

- “Propriedade Intelectual e a Realidade Brasileira”, apresentado no dia 23 de maio de 2019 pelo Eduardo Andrade Benfica, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

- “Acordo IPA-UFRPE: Seminário de consolidação do Projeto Interinstitucional” apresentado no dia 27 de junho de 2019 pelos professores e participantes do convênio.

- Minicurso sobre o “Censo Agropecuário”, apresentado no dia 08 de novembro de 2019 pelos pesquisadores Remonde Gondim e Jainilton Pereira do IBGE.

Também em 2019, através da Prof.ª Ana Regina Ribeiro realizou duas ações que integraram os estudantes do PADR, egressos e estudantes de graduação em Administração. São: o curso de extensão de Elaboração de Projetos Sociais e a consolidação do grupo de pesquisa sobre Sustentabilidade. Duas ações ricas e de grandes ganhos acadêmicos e pessoais.

O Prof. Romilson Cabral do PADR também lidera um grupo de pesquisa que foi iniciado em 2018, chamado Grupo de Estudos em Metodologias de Ciências Sociais Aplicadas (GEMEC), que vem disseminando a experiência de uso de novas técnicas, notadamente vinculadas a abordagem qualitativa, com vistas a capacitar e melhorar a qualidade das pesquisas dos alunos do PADR e da graduação. Essa proposta também aproxima o egresso do PADR para continuar participando do grupo de pesquisa e também de publicações, como por exemplo do egresso José Eduardo Melo que está no doutorado em Administração da UFPB que publicou 3 artigos em 2018-2019.

O PADR está participando da formação de convênio da UFRPE com o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA. Como proposta de trabalho, pretende-se que os alunos do Programa e da graduação de Administração, Economia, Ciências Sociais e Agronomia participem do boletim agropecuário de Pernambuco. Além disso, outra ação que engloba estudantes é a escolha de um município piloto para o curso de formação de liderança jovem. O convênio está em tramitação formal.

A partir do termo de cooperação entre a UFRPE e a FUNDAJ, o PADR através do professor visitante Luís Henrique Romani Campos do Núcleo de Estudos de Georreferenciamento da FUNDAJ ministrou uma disciplina no PADR que permitiu aos alunos do PADR e também do PIBIC conhecerem ferramentas para amostragem e compilação de dados de pesquisa de campo. Esse tipo de pesquisa é amplamente utilizada nos últimos anos pelos alunos e esse curso vem preencher essa lacuna de conhecimento dos alunos.

Em 2020, o PADR deu continuidade aos eventos de seminários, com organização dos grupos de pesquisa. Os seminários auxiliaram os alunos da graduação e da pós-graduação para a elaboração e andamento das pesquisas e trabalhos de dissertação. Foram realizadas diversas capacitações, principalmente pelo CEMPI - Centro de Estudos em Mercados, Gestão da Produção e Inovação. As capacitações abrangeram diversos temas, como: escrita científica; escolha de periódicos, como avaliar artigos científicos; ética na pesquisa; métodos de pesquisa (revisão sistemática de literatura, Análise de Discurso, Análise de Conteúdo, Survey, Pesquisa em Bases Secundárias). Alguns projetos de extensão foram desenvolvidos pelos docentes do programa em parceria com o Departamento de Administração  da UFRPE e com outras instituições acadêmicas, dentre eles pode-se citar: a) Despertar da Consciência Ambiental no Contexto Acadêmico: práticas sustentáveis na perspectiva do Plano de Gestão de Logística Sustentável/UFRPE; b) Curso de Introdução à Pesquisa Quantitativa com SPSS; c) Desafios das Organizações Face à Covid- 19: perspectivas Integradas de gestão; além do I Simpósio sobre Sustentabilidade e da XI Semana de Administração da UFRPE (SEMAD).

Além das ações pedagógicas inovadoras de formação, o PADR realizou através de seus docentes ações no quadriênio, ações que indicam solidariedade e nucleação. Destaca-se a atuação do PADR em projetos voltados para cooperação com instituições de pesquisa, como a FUNDAJ, e no apoio científico para realização de eventos científicos na área de atuação do programa. Outra grande ação é a reserva de vaga na seleção de novos discentes para candidatos procedentes de países africanos de língua portuguesa.

O PADR desenvolve através de sua parceria com a FUNDAJ também um trabalho de orientação de bolsistas da fundação. Essa instituição de pesquisa abriga alunos de outras instituições de ensino para programas de iniciação científica (PIBIC). O PADR, através de sua integração para graduação, indica alunos para submeterem projeto de pesquisa PIBIC juntamente com a FUNDAJ. Esses alunos concluem o projeto de pesquisa e são orientandos de monografia de docentes do PADR. Essa parceria foi estendida com o curso de amostragem e pesquisa de campo para os alunos do mestrado.

Em 2017, a UFSM realizou o 55º Congresso Nacional da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural). Os professores André Melo e Daniela Carvalho contribuíram com a avaliação dos artigos, bem como o Prof. Tales Vital que coordenou o prêmio Ruy Miller Paiva de melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural em 2016. Em 2018, a UNICAMP realizou o 56 Congresso Nacional da SOBER e mais uma vez os professores citados participaram de atividades de avaliação de trabalhos, bem como a Prof Maria Gilca Pinto Xavier. Em 2019, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promoveu o 57º Congresso Nacional da SOBER em Ilhéus. Em 2020, o evento, que seria em Foz do Iguaçu, foi realizado de forma remota, e contou com a participação dos docentes e discentes do Programa. Os professores André Melo, Tales Vital, Gilca Xavier e Daniela Carvalho foram avaliadores dos trabalhos. Em suma, o PADR tem presença histórica nos congressos da SOBER e também com a entidade com trabalhos publicados em anais e no periódico Revista de Economia e Sociologia Rural, bem como avaliação do Prêmio de Melhor Artigo da Revista.

Essa parceria histórica com a SOBER também resultou em duas publicações importantes para entidade. O primeiro artigo intitulado REGIONALIZAÇÃO DA SOBER: A EXPERIÊNCIA DO NORDESTE, publicado em 2018, teve o intuito de explanar a importância do Congresso Regional da SOBER Nordeste no cenário nacional. O resultado mostrou a importância de regionalizar os encontros para trazer resultados positivos no desenvolvimento e indicadores de mercado. O Segundo artigo está no prelo e será publicado no volume 58 da revista em 2020 que trata do papel da Revista no desenvolvimento agrário do Brasil.

Em 2017, o PADR foi apoiador da I Semana de Econometria Espacial, que foi realizado na UFRPE em parceria com Programa de Mestrado Economia e o Conselho Regional de Economia e o Departamento de Economia da UFRPE.

Em 2018, a UFPE Campus Agreste realizou o XVI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais. Os docentes do PADR Diego Firmino Costa da Silva e Gisleia Benini Duarte foram integrantes da comissão científica do Congresso. Em 2019, no Rio de Janeiro, o Prof. Diego Firmino foi avaliador dos trabalhos do Encontro. Em 2020, com o congresso realizado de forma on line, os docentes Diego Firmino e Gisleia Benini, lideraram as comissões científicas nas áreas de Econometria Espacial e Desenvolvimento Rural e Local, respectivamente. 

Além desses Congressos, o PADR através de seus docentes sempre participa dos comitês avaliadores de trabalhos dos principais Congressos que são alinhados com a proposta do Programa: como o (i) Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, com a participação da Prof. Ana Regina Ribeiro; (ii) International Conference on Design, Learning & Innovation, com a participação do Prof. Marcelo Marinho; (iii) Forum Italo Pernambucano de PYMES, com a Prof. Daniela Carvalho na organização do evento em parceria da UFRPE e a Universidade de Padova; (iv) Simpósio de Engenharia de Produção.

Em 2018, com o Edital 14/2018 da FACEPE, proporcionou uma bolsa de Professor Visitante Sênior para o Prof. Amilcar Baiardi do Programa de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSAL. Isso proporcionou atividades em parceria com o Programa de Pós-graduação. O Prof. Baiardi apresentou um seminário no PADR intitulado “Transformações recentes e esperadas do setor agrícola: Mitos e perspectivas de mudanças”, apresentado no dia 21 de novembro de 2018. Desenvolveu, em conjunto com os docentes do Programa, o Evento “WORKSHOP PADR: Desenvolvimento Rural no Semiárido e o Papel das Ciências Sociais Aplicadas”. Publicou em 2018 e 2019 dois artigos na Revista de Economia e Sociologia Rural em parceria com docentes do Programa.

Os concluintes do PADR nos últimos anos tomaram direções que reafirmam o cumprimento dos objetivos do Programa definidos desde sua criação, e com isso consolida-se cada vez mais a proposta do Programa. Exemplos disso podem ser observados pela aprovação dos egressos em Programas de Pós-Graduação no país e no exterior.  Esse fato não só aponta para a capacidade competitiva dos mestres que se formam no PADR, como para a contribuição que o curso oferece à região nordeste com a formação de profissionais especializados na problemática rural, além da formação de recursos humanos qualificados para atuarem em Universidades Públicas e Privadas. É importante ressaltar que os objetivos do Programa têm sido alcançados a partir da visualização do destino dos egressos das turmas concluintes nos últimos anos, conforme destacamos em seguida.