INFRAESTRUTURA

Na questão da infraestrutura, o PADR dispõe de dois laboratórios de pesquisa: O - NEC - Núcleo de Estudos, Pesquisa Consultoria e Extensão que tem por objetivo a realização de pesquisas na área rural do interesse de instituições da região, agregando em seus trabalhos alunos da graduação e da pós-graduação no cumprimento de estágios supervisionados e na produção de monografias e dissertações. O Núcleo conta com uma mesa para reunião de grupo de pesquisa, um quadro branco, um datashow e 11 computadores que foram adquiridos com recursos de projetos de pesquisa.

Há também, outro laboratório de pesquisa integrado ao Programa /PADR, o NUPESQ – Núcleo de Pesquisa do DECON, funcionando desde 2002 com financiamento do Projeto FINEP n° 2301416/2001 do fundo CT-Infra 01, como espaço de discussão e pesquisas interdisciplinares, inclusive, com pesquisadores externos à UFRPE. Esse espaço e seus integrantes, a maioria professores do Programa PADR. O laboratório contém uma mesa para reunião, quadro branco e dois computadores.

Além do laboratório para pesquisa, o PADR possui um laboratório de informática com 14 computadores, um quadro branco para uso dos alunos que realizam pesquisa e docentes que lecionam uso de banco de dados e de softwares.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Com relação à infraestrutura física que conta com recurso de informática, pode-se destacar: laboratório de informática, auditório equipado com recursos multimídia completos, sala de aula igualmente equipada e Sala de Estudos Luiz Andrea Favero. O PADR dispõe de um laboratório que é bifuncional, pois dá suporte como sala de aula para várias disciplinas que necessitam desse recurso, tais como: a Disciplina Métodos Quantitativos, entre outras. Ele é equipado com recursos multimídia completos e 14 computadores adquiridos com recursos de pesquisa dos docentes do Programa. Além desses computadores disponíveis para os alunos, o PADR conta com mais dois computadores na Secretaria, um na sala da coordenação do Curso.

O auditório de seminários possui um amplo espaço com 60 lugares para aulas, seminários, palestras e eventos. Ele possui recurso de multimídia de datashow e também uma TV de 52’’ para defesas por videoconferência. A sala de aula, que comporta 30 alunos, também possui um datashow disponível. A sala de estudos Luiz Andrea Fávero, conta com três computadores para estudo dos alunos.

Também no NEC (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Capacitação) encontram-se disponíveis sete computadores, contabilizando o total de 11 computadores disponíveis para os alunos PIBIC orientados pelos docentes do PADR e alunos do mestrado, que, além dos trabalhos regulares das disciplinas no curso, podem efetuar suas pesquisas com navegação na internet, cujo acesso se faz através da rede da universidade, que disponibiliza pontos para todos os computadores em todas as salas de professores do PADR, secretaria, sala da coordenação e sala de informática do programa. No processo de integração graduação/pós-graduação também são disponibilizados em torno de 20 computadores de última geração do laboratório de informática do DECON, todos com acesso à internet. Ressalte-se que os professores do Programa dispõem de notebooks, muitos deles adquiridos através das pesquisas que realiza, além disso, alunos e professores podem ainda contar com dois projetores de multimídia disponíveis. Além disso, todo o prédio no qual o PADR funciona possui infraestrutura de acesso à rede WIFI da UFRPE.

BIBLIOTECA

O PADR tem biblioteca própria na Sala de Estudos Luiz Andrea Favero e ampliou fortemente seu acervo de livros especializados para as linhas de pesquisa do Curso, através de um Projeto de Doações que possibilitou a formação de um acervo de 1.420 títulos, além de 363 dissertações do PADR e de outras IES através de um sistema de permutas. Esse acervo foi informatizado através do uso do software MiniBiblio além disso, ele pode ser acessado pelos membros do PADR através de um Sumário Corrido que está disponível na própria biblioteca. Acrescente-se que há pontos de energia e de internet disponíveis para que em cada mesa dos usuários da sala de estudos para que possam conectar com seus notebooks as bibliotecas virtuais em ambiente apropriado e climatizado. Na UFRPE o acesso do portal de periódicos da CAPES pode ser efetuado, inclusive, fora do âmbito da instituição.

Além do Portal Periódicos CAPES, o PADR faz um curso anual de utilização de banco de dados dos periódicos indexados no Scopus. Nele os alunos aprendem a conhecer as revistas com alto fator de impacto para submeterem trabalhos futuros e também pesquisar os artigos em periódicos mais relevantes para o trabalho de dissertação. Esse curso acontece no segundo semestre de cada ano e a adesão de alunos participantes em publicações de alto fator de impacto tem aumentado, como mostrado em seguida.

A UFRPE conta com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), que na sede da Universidade no bairro de Dois Irmãos, em Recife, possui duas bibliotecas: uma central e uma setorial. O acervo do Sistema possui mais de 230 mil volumes e pode ser consultado pelo Catálogo On line do Pergamum. Na biblioteca setorial Manoel Correia de Andrade, que foi inaugurada em 2017, o acervo físico na área de Ciências Sociais Aplicadas possui 11086 títulos e 26646 exemplares. O PADR possui acervo digital das dissertações no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações. No sistema são encontrados 170 trabalhos de dissertação do Programa.

Além disso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco disponibilizou para a comunidade acadêmica o sistema Ebrary Academic Complete que é uma biblioteca virtual que disponibiliza um acervo com cerca de 100.000 livros, em formato digital, com acesso ilimitado. Cobrindo todas as áreas de conhecimento, a base oferece acesso prático e rápido a livros de mais de 400 das grandes editoras reconhecidas no âmbito acadêmico. Essa plataforma foi lançada em 2013 e permite ao usuário realizar o download de livros digitais por empréstimo. Em 2020 com a pandemia do COVID19, a UFRPE participa da Plataforma Minha Biblioteca. A base reúne mais de 11.000 títulos dos maiores selos editoriais acadêmicos em todas as áreas de conhecimento. A plataforma oferece aos usuários acesso ilimitado a todos os catálogos e dispõe de recursos como: leitura online no computador ou em dispositivos móveis, impressão, ferramentas de acessibilidade. Isso serviu de base para aquisição de livros para as aulas on-line do PADR.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE fornece os meios financeiros para o custeio, bem como os investimentos do PADR. O PADR está participando do programa de reestruturação das instalações de cursos de pós-graduação na UFRPE como um todo, a exemplo da secretaria, sala de coordenação, e laboratório de informática, que receberam mobília nova. Várias melhorias têm sido feitas para garantir a permanência do aluno nas instalações do Programa.  Uma delas é um espaço de convivência para os alunos e uma copa-cozinha, que permite garantir conforto e condições de estudo apropriadas para aqueles que ficam mais tempo no espaço do Programa, sobretudo aqueles que têm dedicação exclusiva em função das bolsas que recebem de diferentes fontes financeiras.

O PADR tem participado do Programa Pesquisa em Movimento, cujo objetivo é apoiar o deslocamento de pesquisadores para acompanhamentos dos projetos de pesquisa, disponibiliza 14 automóveis, para pesquisadores de todos os programas da UFRPE, especialmente aqueles que são desenvolvidos nas áreas rurais do Estado como é o caso da maioria das pesquisas desenvolvidas no PADR. Além desses automóveis, a UFRPE também oferece ônibus para o deslocamento de grupos maiores. Vale salientar que o PADR vem utilizando anualmente pesquisas exploratórias no interior do estado com um grande grupo de alunos e professores.