Notícias da UFRPE

Subscribe to Notícias da UFRPE feed
Updated: 2 hours 58 min ago

Nota da Andifes: Por uma Frente Ampla em Defesa da Democracia

Wed, 17/10/2018 - 17:29
Postado em qua, 17/10/2018 - 17:29

 

As eleições para a Presidência da República e para o Congresso Nacional constituem o momento mais significativo do exercício da cidadania em nosso País. Nesse contexto, os reitores das Universidades Federais, reunidos na Andifes, consideram essencial reafirmar valores definidores da Universidade Pública, como liberdade de opinião e de expressão, bem como os direitos humanos, tomados pela Constituição Federal Brasileira como fundamentos da sociedade democrática. Nesse sentido, foi elaborado o documento “Educação Para a Democracia e o Desenvolvimento”, no qual se defende a expansão do ensino superior público, com inclusão social e excelência acadêmica, expressas nos laços indissolúveis entre ensino, pesquisa e extensão universitários. A Andifes fez chegar esse documento a todos os candidatos à Presidência, os quais foram convidados a dialogar com o conjunto dos reitores. Alguns candidatos aceitaram o convite, outros agradeceram, justificaram a ausência e disponibilizaram suas propostas e, ainda, uns poucos ignoraram.

A Andifes tornou públicas suas posições e contribuições, visando a enriquecer e aprofundar o debate. Infelizmente, o espírito do debate, essencial à educação brasileira, bem como à democracia, não tem preponderado em todo o processo eleitoral. Na disputa eleitoral, de forma muito preocupante, ganhou vida e dimensão uma proposta autoritária e de claro rebaixamento dos valores civilizatórios, que ademais incentiva formas explícitas de discriminação de segmentos sociais tradicionalmente oprimidos, manifestando conivência com práticas de violência moral, física ou simbólica, como forma de resolução de conflitos ou imposição de visão de mundo. Esse ambiente aponta um futuro ameaçador para a sociedade brasileira. E também ameaçador para a educação e a universidade. Primeiro, ao renunciar à garantia constitucional de direito a uma educação pública e gratuita. Segundo, ao também hostilizar a autonomia da universidade pública, que conta com idêntica garantia constitucional, voltando-se contra dirigentes e toda a academia.

Quando o medo impera sobre a argumentação, e direitos são restringidos; quando conquistas sociais são comprometidas, e instituições responsáveis pela formação de cidadãos, pela produção de ciência, cultura e arte, veem sua imagem maculada, a Andifes não pode se omitir. É nossa obrigação alertar a sociedade para o impasse atual que nos pode comprometer o futuro como sociedade, atingindo esse específico patrimônio da humanidade que são as universidades públicas. A sociedade brasileira vê-se assim desafiada a examinar, com profundidade, as propostas apresentadas pelas atuais candidaturas, sendo imperioso rejeitar os discursos e as práticas que motivam e respaldam a violência e os ataques às instituições, aos valores da democracia participativa e aos direitos humanos.

Dessa forma, dada a gravidade do momento, os reitores das Universidades Federais, reunidos na Andifes, conclamam ao debate e à mobilização toda a academia brasileira. Essa, certamente, é uma preocupação que extrapola os contornos da academia. Portanto, conclamam, igualmente, todos que prezam pelos valores em risco a se juntarem para a construção de uma Frente Ampla em Defesa da Democracia. Somente a sinergia de um esforço de brasileiros, de todos os cantos e credos, plural e diverso, pode frear essa marcha de insensatez. Recusamo-nos a aceitar que um futuro obscuro seja inevitável. Queremos preservar o direito de divergir, de ter opinião e identidade. O tempo é agora, o lugar na história é este, e os responsáveis somos nós.

Brasília, 17 de outubro de 2018.

Terminam nesta sexta-feira (19/10) as inscrições para Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU)

Wed, 17/10/2018 - 14:53
Postado em qua, 17/10/2018 - 14:53

Será realizada, no dia 9 de novembro, mais uma edição do Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU). Desde 2017 a UFRPE é sede aplicadora do Certificado, que confere proficiência internacional de um conglomerado de 35 instituições argentinas. Os interessados em participar da avaliação têm até a próxima sexta-feira (19/10) para se inscreverem no processo.

O CELU é o resultado de ações do Programa de Parcerias Mercosul, coordenado pela professora Dorilma Neves, do Departamento de Letras da UFRPE, em parceria com a Universidade de Buenos Aires. É um certificado que não tem prazo de caducidade. O valor da inscrição é de R$ 160,00, podendo ser pago online via cartão de crédito, no próprio site do CELU: www.celu.edu.ar.

Informações: celu.ufrpe.recife@gmail.com

Confira abaixo o cartaz do processo.

 

UFRPE realiza I Seminário sobre Criação Animal de Base Agroecológica do Nordeste

Wed, 17/10/2018 - 14:40
Postado em qua, 17/10/2018 - 14:40

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por intermédio dos grupos e núcleos de pesquisa dos Departamento de Educação (GPA e NAC) e de Zootecnia (MEGA e NEAMA), realiza, no dia 21 de novembro, no Salão Nobre da UFRPE, o I Seminário sobre Criação Animal de Base Agroecológica do Nordeste. O evento busca promover o diálogo sobre os princípios e conceitos da Agroecologia que orientam a criação animal, bem como abordar as boas práticas de manejo animal à luz da legislação nacional e estadual em vigor.

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado e podem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/RsCP841JIxZejzXH2

A organização do Seminário convida especialistas com comprovada experiência na área da Agroecologia e criadores de animais em sistemas orgânicos de produção do Nordeste para dialogar sobre esse importante “nicho de mercado”, que vem crescendo 10% ao ano no Brasil.

Nesse sentido, espera-se contribuir com o desenvolvimento da criação animal em bases mais sustentáveis na região. De acordo com a organização, espera-se propiciar um momento e espaço de interação e troca de conhecimentos entre as comunidades interna (professores, alunos e técnicos) e externa (organizações governamentais e não governamentais, assessorias técnicas, pesquisadores, redes de pesquisa, organização dos agricultores, movimentos sociais, etc.) envolvidas com a temática da transição agroecológica na área de produção animal em Pernambuco e no Nordeste.

O Seminário também objetiva contribuir com a divulgação das orientações das Comissões de Produção Orgânica (CPOrgs) de Pernambuco e da região Nordeste no tocante as normas que disciplinam a produção orgânica no Brasil, junto aos criadores, consumidores e população em geral.

Informações: www.facebook.com/criacaoanimal ou www.instagram.com/criacaoanimal.

Contato: seminariodecriacaoanimal@gmail.com (Allana Menezes)

Confira abaixo a programação do evento:

 

 

Estudante de Química da UFRPE é premiado em Congresso Internacional

Wed, 17/10/2018 - 14:07
Postado em qua, 17/10/2018 - 14:07

O estudante de Licenciatura em Química da UFRPE Victor Branco de Sousa recebeu o prêmio de melhor pôster pela apresentação do trabalho “Development of Poly (vinyl alcohol) - borate gel applied to Neutron Capture Therapy. O trabalho foi apresentado durante o “XIX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry”, realizado conjuntamente como “VI Latin American Meeting on Biological” e o “VIII Brazilian Meeting on Rare Earths”, ocorrido na última semana de setembro, no Ceará.

Victor é bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na UFRPE e, durante o congresso, apresentou alguns resultados do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Protótipos Antitumorais à Base de Boro-10 Aplicados à Terapia de Captura de Nêutrons”, apoiado pelo CNPq e pela FACEPE. 

O estudante integra o grupo de pesquisa "Bioinorgânica Avançada", vinculado ao Departamento de Química, sob a coordenação do Professor Wagner Eduardo da Silva e da Professora Mônica Freire Belian.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LAMTESA) da UFRPE e o trabalho premiado foi realizado em coautoria com a estudante Danielle Neves e os professores Wagner Silva, Mônica Belian e Eudice Vilela.

UFRPE realiza VIII Encontro de Servidores em Educação (ENSEDUC)

Wed, 17/10/2018 - 11:28
Postado em qua, 17/10/2018 - 11:28

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) convida todos os técnico-administrativos e docentes para participarem do VIII Encontro de Servidores em Educação da UFRPE (ENSEDUC), a ser realizado no Salão Nobre, nos dias 25 e 26 de outubro.

Neste ano, serão realizadas palestras com o objetivo proporcionar momentos de integração, troca de experiências e reflexão acerca de temas voltados a saúde emocional, espiritualidade e ao cuidado do servidor, proporcionando uma melhor qualidade de vida no âmbito pessoal e profissional. A programação completa está no arquivo em anexo abaixo.

Durante o ENSEDUC serão realizadas também a exposição de trabalhos acadêmicos, apresentações culturais, sorteios de brindes, entre outras ações.

Na tarde do dia 26/10, a partir das 14h, haverá o Concurso de Dança, apresentação musical e o corte do bolo em comemoração ao Dia do Servidor (28/10).

Palestras:

- Saúde Emocional e Motivação: Você é mais forte do que imagina 
Palestrante: Bruno Severi Gomes. Docente da UFPE.  Coordena o Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE-Proaes/UFPE). Assessor Técnico-Científico da Pastoral da Saúde da CNBB-NE2 na Temática de Humanização em Saúde. 

- Uma Universidade Saudável: Compreensão, Compaixão e Cuidado 
Palestrante: Hugo Monteiro Ferreira. Docente da UFRPE do Departamento de Educação e do Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE.

- Espiritualidade no Trabalho: mudando a forma de estar no mundo 
Palestrante: Com Rossandro Klinjey Irineu Barros. Professor AUNIFACISA, Palestrante e Consultor. Atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros. Autor dos livros: Help! Eduque-me, as 5 faces do Perdão e Autoperdão.

Confira abaixo o cartaz do evento.

 

Documento:  Programação VIII ENSEDUC-2018.doc

Seminário traz informações sobre Nobel de Física 2018

Tue, 16/10/2018 - 17:09
Postado em ter, 16/10/2018 - 17:09

   

Inscrições para certificação de proficiência internacional em língua espanhola vão até 19/10

Tue, 16/10/2018 - 16:56
Postado em ter, 16/10/2018 - 16:56

Estão abertas, até esta sexta-feira (19/10), as inscrições para certificação de proficiência internacional em língua espanhola, por meio do site: www.celu.edu.ar / info@celu.edu.ar

A UFRPE é aplicadora do Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU), proveniente de conglomerado de 35 instituições argentinas.

Esta é a quarta aplicação do exame, e ocorrerá no dia 9 de novembro.

O CELU não tem prazo de caducidade, e o valor da inscrição é R$160,00, pagos online com cartão de crédito, no próprio site. 

O e-mail de contato na UFRPE é celu.ufrpe.recife@gmail.com

 

Coordenação de Egressos realiza programação durante a XVII Jepex

Tue, 16/10/2018 - 13:39
Postado em ter, 16/10/2018 - 13:39

A equipe da Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos (Came/UFRPE) promove programação especial durante a XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepex) da UFRPE.

Confira:

Dia 16/10/20108

   Das 9h às 12h  - Oratória     

   Local: Sala de Audiovisual - Cegoe

 

Das 14h às 17h - Entrevista: Como Encará-la   

Local: Sala de Audiovisual - Cegoe

 

Dia 17/10

  Das 9h às 12h- Criatividade Diferencial Competitivo 

   Local: Sala de Audiovisual - Cegoe

   

   Das 14h às 17h - Comportamento e postura no local de trabalho 

   Local: Sala de Audiovisual - Cegoe

Feira de Profissões apresenta cursos da UFRPE a estudantes

Tue, 16/10/2018 - 12:39
Postado em ter, 16/10/2018 - 12:39

A Universidade Federal Rural de Pernambuco abre as portas, nos dias 17 e 18, para quem quiser conhecer melhor seus cursos de graduação durante a Feira de Profissões 2018. A novidade, neste ano, é o lançamento de dois cursos: o de Engenharia Ambiental e o Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular.  

Além do Campus Dois Irmãos/Recife, na Quadra do Departamento de Educação Física, as atividades ocorrem nas Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) - 16 e 17/10, de Garanhuns (UAG) –7/11 – e de Serra Talhada (UAST), em 31 de outubro.

A ideia é dar maior visibilidade para os cursos e promover a interação com os alunos do Ensino Médio e os estudantes das graduações, que apresentarão informações sobre a dinâmica dos cursos ofertados.

A UFRPE oferece 59 cursos de graduação presenciais e a distância, entre bacharelados e licenciaturas, nas mais diversas áreas, incluindo ciências humanas e sociais, agrárias, tecnologias, engenharias, educação física, administração e gastronomia.   

Cerca de 15 mil estudantes transitam pela Universidade, que tem orgulho de manter as raízes na terra, com os galhos sempre apontados para o futuro.

Confira abaixo o Guia de Cursos de Graduação da UFRPE. 

Documento:  GUIA DE CURSOS UFRPE.pdf

Solenidade marca abertura da XVIII JEPEX. Confira programação completa!

Mon, 15/10/2018 - 14:46
Postado em seg, 15/10/2018 - 14:46

Será iniciada nesta terça-feira (16/10) a XVIII edição da Jornada e Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Fortalecimento da Educação”, a XVIII JEPEX será realizada em 16 a 18 de outubro no Recife e no Cabo de Santo Agostinho (UACSA), de 30/10 a 1 de novembro em Serra Talhada (UAST), de 6 a 8/11 em Garanhuns (UAG) e de 21 a 23 no Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai) e no dia 20 de outubro para a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec).

A solenidade de abertura será realizada nesta terça-feira (16/10), no Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), no campus Dois Irmãos, no Recife.

Maior evento acadêmico da Instituição, a XVIII JEPEX tem como missão a divulgação e preservação da memória científica da comunidade acadêmica. Por meio de uma programação diversificada (anexo abaixo), a Jornada busca promover a interação, discussão e debates nos diversos eixos do conhecimento.

Segundo o professor Alex Souza Moraes, da Comissão Organizadora da XVIII JEPEX, “o evento se consolida como um espaço indispensável para que o público acadêmico possa interagir com a sociedade de forma geral, trazendo para dentro da universidade as demandas que a população necessita”. 

Neste ano a Jornada contará com algumas novidades. Segundo comunicado da Comissão Organizadora, uma grande novidade é que a partir de 2018 a JEPEX passa a ser considerada um evento oficial previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRPE, classificado como evento Regional.

Outra boa notícia é que a apresentação de trabalhos poderá ser feita por meio de vídeo, medida que tem o objetivo de atender o público com dificuldade de deslocamento até o local do evento. Além disso, a possibilidade de apresentação por meio de vídeo busca fortalecer a participação da sociedade, promover, integrar, divulgar e preservar a memória científica da UFRPE.

Participam da JEPEX professores, pesquisadores, técnicos da educação e estudantes da UFRPE e de outras instituições de ensino superior, bem como, estudantes e professores de escolas do Ensino Médio e profissionais diversas áreas e empresas relacionadas com os temas do evento. O público poderá participar das atividades dos eventos realizados e organizados pelos principais programas e órgãos da universidade. Os estudantes e professores da UFRPE têm ainda a oportunidade de integrar as atividades das componentes curriculares dos cursos à JEPEX.

Saiba mais: www.jepex.ufrpe.br

Documento:  Programação JEPEX 2018.pdf

Comunicado: pela valorização da democracia, do diálogo e da educação

Mon, 15/10/2018 - 07:58
Postado em seg, 15/10/2018 - 07:58

Comunicado: pela valorização da democracia, do diálogo e da educação

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vem a público comunicar sua preocupação com o crescimento da violência e da cultura do ódio, problemas que infelizmente têm se agravado no país durante o período eleitoral. A UFRPE, por meio de sua Reitoria, chama a atenção para a necessidade do fortalecimento do diálogo e do respeito à diversidade de pensamento e opinião entre os segmentos de nossa sociedade.

Nesse sentido, na data em que se celebra o Dia do(a) Professor(a) em todo o país, buscamos sensibilizar a todos e todas para a defesa dos valores democráticos, da tolerância e da cidadania. O bom exercício da democracia não corresponde às atitudes daqueles que tratam adversários como inimigos, que usam da violência para negar a cidadania e a pluralidade de pensamento. Somos solidários com todas as pessoas que foram violentadas ou agredidas em virtude de seu posicionamento político ou por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero. Que as autoridades instituídas possam investigar seriamente cada caso e punir exemplarmente os responsáveis por tais atrocidades.

Nesse cenário, afirmamos o papel da Educação como caminho fundamental na busca por soluções de problemas históricos da sociedade brasileira. Não há alternativa viável para a superação das desigualdades socioeconômicas, da violência, da exclusão social, dos problemas socioambientais, entre outros aspectos, que não tenha a Educação como estratégia norteadora e integradora das ações. Ressaltamos a importância do trabalho exercido por professores e professoras, educadores e educadoras, de todos os níveis educacionais, no sentido da promoção d o diálogo, do respeito às diferenças, da tolerância e da cidadania.

Convidamos todos e todas a assumirem o compromisso com os princípios do Estado Democrático de Direito; com a luta contra toda forma de autoritarismo e repressão das liberdades individuais e coletivas; com a promoção da cidadania e dos direitos humanos; com o estabelecimento de uma sociedade mais justa e solidária.

Recife, 15 de outubro de 2018.

Maria José de Sena – Reitora da UFRPE
Marcelo Brito Carneiro Leão – Vice-Reitor da UFRPE

Nota Pública da Andifes contra a violência, em defesa da democracia

Sat, 13/10/2018 - 10:52
Postado em sab, 13/10/2018 - 10:52

A sociedade brasileira encontra-se dividida, vivendo hoje um processo eleitoral decisivo para seu destino. Como sabemos, episódios de violência relacionados a eleições ocorrem em cada pleito, sendo todos eles condenáveis, pois trazem componentes de violência ao que deveria ser momento de reflexão e debate. Neste pleito, entretanto, estamos constatando um perigoso agravamento do conflito, que compromete a própria natureza da decisão democrática.

Primeiro, mais que o debate, é o conflito que se estende como nunca a toda a sociedade, empobrecendo a argumentação e diminuindo o valor mesmo do convívio democrático e das garantias próprias de um estado democrático de direito. Segundo, episódios de intolerância e violência (física ou simbólica) são hoje constatados até no ambiente de nossas universidades, que, como espaço essencialmente democrático, devem ser lugar natural do embate de ideias, da diversidade, da argumentação, e não de agressão e intolerância.

A ANDIFES vem assim externar seu firme repúdio à cultura do ódio e da violência, que ora ameaça a sociedade e as universidades públicas, por meio de constrangimentos, ameaças e agressões. Em particular, no espírito e na letra da Constituição Federal, são deploráveis os ataques motivados por racismo, homofobia e toda ordem de preconceito que atinja direitos e liberdades individuais, não devendo qualquer cidadão com responsabilidade pública lavar as mãos e alegar neutralidade diante dessas ações, nem dos discursos eivados de violência que as suscitam.

A ANDIFES junta-se, enfim, a todos os dirigentes e membros da comunidade acadêmica que ora envidam esforços por defender a democracia e por reforçar os laços de solidariedade em nossas instituições universitárias, que, como instituições públicas, gratuitas e inclusivas, são um exemplo de participação e decisão coletiva, bem como lugar de produção de conhecimentos, formação de cidadãos e defesa ativa dos direitos humanos, servindo assim à redução de desigualdades e à ampliação de direitos em nosso país.

Parabéns Agrônomos(as)!

Fri, 12/10/2018 - 11:38
Postado em sex, 12/10/2018 - 11:38

Em 12 de outubro de 1933 foi estabelecido o primeiro decreto presidencial que regulamenta a profissão de Engenheiro Agrônomo no país. O Profissional pode atuar em diversas áreas, sempre dando a sua contribuição na produção e disponibilização de alimentos e no desenvolvimento de inovações sustentáveis.

A UFRPE parabeniza todos os profissionais da Agronomia e ressalta a importância desses profissionais para toda a sociedade.

Neste vídeo, Edivan Rodrigues de Souza e Roberto Albuquerque de Melo, do Departamento de Agronomia da UFRPE, falam sobre as possibilidades de atuação dos Engenheiros(as) Agrônomos(as)! Confira!

 

Seminário de Computação aborda "Funções racionais multi-sequenciais"

Thu, 11/10/2018 - 16:28
Postado em qui, 11/10/2018 - 16:28


   Seminário de Computação foi sediado no Auditório do Ceagri II

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (11/10), a primeira edição de 2018 do Seminário de Computação, com palestra do professor Rodrigo Souza sobre "Funções racionais multi-sequenciais". O evento, promovido pelo Departamento de Computação da UFRPE, foi realizado no auditório do Ceagri 2, a partir das 13h.

Resumo
Funções multi-sequenciais foram introduzidas por Choffrut e Schützenberger como a família das funções racionais cujo gráfico é uma união finita de funções sequenciais. Recentemente, Jeckert e Filiot mostraram que é decidível em tempo polinomial se uma função racional é multi-sequencial. Nosso interesse está nas funções que são uma união de k funções sequenciais, para um inteiro fixo k. Apresentamos três caracterizações dessas funções, que recordam resultados clássicos sobre as relações racionais.

UFRPE recebe XIII Semana de Biologia

Thu, 11/10/2018 - 15:24
Postado em qui, 11/10/2018 - 15:24

O Departamento de Biologia da UFRPE promove entre os dias 16 e 18/10 a XIII Semana de Biologia. O evento terá mesas redondas, palestras, debates, discussões sobre o novo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sobre temas diversos, que vão desde micro-organismos, passando por vírus e bactérias e até sobre cerveja. Além disso, questões de gênero, inclusão e maternidade estarão na mesa para ser discutidas. A programação completa está disponível no arquivo abaixo:

Documento:  PROGRAMAÇÃO FINAL DA SEMANA DE BIOLOGIA.docx

Obra "Pedagogia da Autonomia" será estudada no Grupo de Leitura da Cátedra Paulo Freire

Thu, 11/10/2018 - 15:15
Postado em qui, 11/10/2018 - 15:15

A Cátedra Paulo Freire: Educação para a Sustentabilidade coordenará Grupo de Leitura tendo como tema o estudo do Livro “Pedagogia da autonomia”, de autoria do Professor Paulo Freire. As atividades do grupo serão realizadas no Departamento de Educação da UFRPE, nos dias 16, 23 e 30 de novembro e, em dezembro, nos dias 7, 14 e 21, sempre no horário das 14h às 17h.

Serão conferidos certificados aos participantes que integralizarem 70% da totalidade de carga horária do grupo de leitura.

Tratando-se de uma atividade de extensão, as 35 vagas disponíveis são abertas a todas as pessoas interessadas (vinculadas ou não à UFRPE) e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

As inscrições iniciam no dia 15 de outubro de 2018, sendo feitas unicamente de maneira presencial, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Cátedra Paulo Freire, localizada no 2º andar do Bloco B, do Departamento de Educação da UFRPE, no Bairro de Dois Irmãos, no Recife.

No ato da inscrição o(a) interessado(a) deverá trazer 1kg de alimento não perecível que será doado a um abrigo de idosos.

Bioquímica lança edital de monitoria

Thu, 11/10/2018 - 15:09
Postado em qui, 11/10/2018 - 15:09

A área de Bioquímica e Biofísica do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA/UFRPE/SEDE) informa que as inscrições para o programa de Monitoria Voluntária para Bioquímica de Alimentos, disciplina coordenada pela Profa. Andréa Mendonça, abrirão na próxima segunda-feira (15/10), devendo ser feitas na secretaria do DMFA até o dia 22 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Será oferecida 1 vaga para voluntário. A carga horária é de 12 horas semanais. Essas e outras informações estão especificadas no edital.

A seleção será realizada no dia 26 de novembro, e consistirá de uma prova escrita na qual o candidato deverá dissertar sobre o tema sorteado.

Os candidatos interessados devem atender aos seguintes requisitos: ser aluno regularmente matriculado dos cursos de Zootecnia, Gastronomia, Economia Doméstica ou Educação Física. Ter concluído Bioquímica de Alimentos ou Bioquímica da Nutrição ou Bioquímica, com média igual ou superior a sete; ter coeficiente de rendimento superior a 5,0 (cinco); apresentar disponibilidade de horário para realização da monitoria; não possuir histórico de desligamento com o Programa de Monitoria da UFRPE.

Confira o edital no anexo abaixo:

Anexo:  EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA 2018 (1).pdf

Comissão Eleitoral divulga edital da consulta para coordenação do PROFQUI

Thu, 11/10/2018 - 13:57
Postado em qui, 11/10/2018 - 13:57

Divulgado o Edital de Consulta para Coordenador e Substituto Eventual do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRPE). A Comissão Eleitoral informa que os interessados devem se inscrever no período de 15 a 19 de outubro, na secretaria do PROFQUI, no horário das 10h às 14h.

Confira os detalhes do processo no arquivo em anexo abaixo.

Anexo:  Edital de Consulta Coordenação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional PROFQUI.pdf

Cursos da UFRPE são recebem boa avaliação no Conceito Enade do MEC

Thu, 11/10/2018 - 10:47
Postado em qui, 11/10/2018 - 10:47

Divulgado pelo Ministério da Educação na última terça-feira (09/10), o resultado do Conceito Enade aponta para a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Numa escala que vai de 1 a 5, em que 1 é considerado "insuficiente" e 5 "excelente", duas das 29 graduações da UFRPE avaliadas obtiveram a nota máxima e outras 16 ficaram com conceito "muito bom", com nota 4, e cinco atingiram o conceito “bom”, com índice 3.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade obtido a partir dos resultados dos discentes de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em 2017, estudantes de todo o país de diversos cursos participaram da prova.


     Letras Português-Espanhol: curso foi uma das graduações
     que recebeu conceito máximo no Enade

Os cursos de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) e Licenciatura em Educação Física do campus Dois Irmãos/Recife receberam o conceito máximo do indicador do MEC. Educação Física manteve a nota da última edição do Enade, quando os estudantes participantes também receberam o conceito 5. Já o curso de Letras conseguiu subir na avaliação do MEC, passando do conceito 4 para o 5.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, o resultado conquistado pelos estudantes da UFRPE demonstra a boa formação que obtiveram ao longo dos anos de formação em seus respectivos cursos.

"Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Esse é fruto de um trabalho muito importante em conjunto realizado pelas coordenações dos cursos, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, e, em especial, pela dedicação e compromisso dos nossos estudantes com sua formação e o Enade", ressaltou a pró-reitora. 


A professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, pró-reitora de Ensino, 
ressalta que o bom resultado no Enade é fruto do trabalho em conjunto
realizado pelas coordenações de curso, pela PREG e pelos estudantes

No campus Recife, alcançaram o conceito "muito bom" (4) as seguintes graduações da UFRPE: Bacharelado em Ciências da Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação; Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Bacharelado em Ciências Sociais, Bacharelado em Sistemas da Informação e Engenharia Florestal. Neste último curso, os estudantes participantes conseguiram elevar significativamente o Conceito Enade em relação à última avaliação, saltando de 1 para 4 no índice.
 

Na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), dos quatro cursos avaliados, três conquistaram conceito 4: Bacharelado em Ciências da Computação, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Engenharia dos Alimentos. Licenciatura em Letras da UAG ficou com nota 3.

Em Serra Talhada, a Unidade da UFRPE teve quatro cursos avalizados. Bacharelado em Sistemas da Informação obteve índice 4 e Licenciatura em Letras, 3.

Na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec), estudantes de sete cursos participaram da avaliação. Quatro graduações conseguiram o conceito “muito bom”, com nota 4.

Em relação aos cursos que obtiveram conceito inferior a 3, a pró-reitora de Graduação destaca que a UFRPE buscará informações detalhadas sobre o ocorrido a fim de tomar as medidas necessárias à superação do problema. “Vamos compreender bem o que aconteceu com essas graduações e certamente iremos trabalhar para melhorar esses conceitos no futuro”, enfatizou Maria do Socorro de Lima Oliveira.

Confira no anexo abaixo o resultado do Conceito Enade 2017

- Campus Recife/Dois Irmãos

1. Licenciatura em Educação Física: 5
2. Licenciatura em Letras: 5
3. Bacharelado em Ciências da Computação: 4
4. Licenciatura em Ciências Biológicas 4
5. Licenciatura em Computação: 4
6. Licenciatura em História: 4
7. Licenciatura em Matemática 4
8. Licenciatura em Física: 4
9. Engenharia Florestal: 4
10. Bacharelado em Ciências Sociais: 4
11. Bacharelado em Ciências da Informação: 4
12. Licenciatura em Pedagogia: 3
13. Bacharelado em Ciências Biológicas 3
14. Licenciatura em Química: 3

- Unidade Acadêmica de Garanhuns

15. Bacharelado em Ciência da Computação: 4
16. Licenciatura em Pedagogia: 4
17. Bacharelado em Engenharia dos Alimentos 4
18. Licenciatura em Letras: 3

- Unidade Acadêmica de Serra Talhada

19. Bacharelado em Sistema de Informação: 4
20. Licenciatura em Letras: 3
21. Licenciatura em Química: 2
22. Bacharelado em Ciências Biológicas: 2

- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia 

23. Licenciatura em Computação: 4
24. Licenciatura em Pedagogia: 4
25. Licenciatura em Letras: 4
26. Licenciatura em História: 4
27. Bacharelado em Sistemas de Informação: 2
28. Licenciatura em Física: 2
29. Licenciatura em Artes Visuais: 1

Entrega do Prêmio de Extensão Pedro Couceiro ocorre durante XVIII CONEX

Wed, 10/10/2018 - 18:20
Postado em qua, 10/10/2018 - 18:20

Será realizada no dia 17 de outubro, das 14h às 17h, o XVIII Congresso de Extensão (CONEX) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento será sediado no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão (PRAE). Na ocasião, será realizada a entrega do Prêmio de Extensão Espedito Couceiro 2018, láurea que tem o objetivo de homenagear os profissionais extensionistas que se destacaram no desenvolvimento de Pernambuco, prestando relevantes serviços à sociedade por meio de atividades de extensão.

Concorrem ao Prêmio os servidores da UFRPE, ativos ou aposentados. A pró-reitora de Extensão, Ana Virgínia Marinho, convida em especial os presidentes e membros das Comissões de Extensão da UFRPE, coordenadores e bolsistas de projetos de extensão e demais integrantes da comunidade universitária.

Pages