Notícias da UFRPE

Subscribe to Notícias da UFRPE feed
Updated: 1 hour 39 min ago

Docente ministra palestra online para estudantes sobre organização do TCC

Fri, 07/08/2020 - 17:49
Postado em sex, 07/08/2020 - 17:49

Recomendações para organizar seu TCC é o título da palestra online a ser realizada na próxima terça (11/08). Quem ministra é o professor Felipe O Centeno González, da UACSA/UFRPE. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/recomendacoes-para-organizar-seu-tcc__926530 

O evento faz parte de projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC/UFRPE) no Edital BEXT/COVID-19, e visa a mitigar os efeitos do COVID-19 na realização de diversas atividades de estudantes e comunidade em geral, mediante atividades na área temática de educação.

Para acompanhar pelo youtube: https://www.youtube.com/watch?v=HdYRwKVdiBM

 

Empresa Júnior da UFRPE-UACSA desenvolve cartilha sobre inspeção de ventiladores mecânicos

Fri, 07/08/2020 - 17:34
Postado em sex, 07/08/2020 - 17:34

A Potencialize: Consultoria Jr. de Engenharia, Empresa Júnior da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UFRPE-UACSA), desenvolveu a cartilha Inspeção de Ventiladores Mecânicos, contendo métodos de inspeção e vistoria em respiradores utilizados por pacientes  da Covid-19 ou outras doenças respiratórias.

A empresa júnior segue operando de forma remota e procura concentrar esforços no combate ao novo coronavírus. Como iniciativa piloto, a cartilha foi distribuída no Hospital Maria Rafael de Siqueira, localizado no município pernambucano de São José do Egito, a cerca de 350 Km do Recife. Foram entregues diretamente para o diretor do hospital, Roberto Alves Calumbi, versões impressas, além da digital.

O  Hospital Maria Rafael de Siqueira é o único na cidade, contando com cinco ventiladores pulmonares e 22 leitos designados para o tratamento da Covid-19, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até a semana passada, foram notificados 206 casos da doença no município. São José do Egito conta com 162 pacientes recuperados e dois óbitos confirmados.

"Empreendedorismo Feminino" é debatido em webinário nesta quinta (06/08), às 17h

Thu, 06/08/2020 - 10:54
Postado em qui, 06/08/2020 - 10:54

“Empreendedorismo Feminino” é o tema do webinário a ser realizado nesta quinta-feira (06/07), às 17h, como parte integrante da Jornada da Inovação e Gestão Ágil da UFRPE. Iniciada em 25 de junho, a Jornada é composta por encontros temáticos, gratuitos e abertos ao público, com certificação de 2 horas de atividades e realizado no canal do Youtube da UFRPE (www.youtube.com/ufrpeoficial).

Nesta quinta (06/08), a professora Andrêza Alencar, Diretor do Instituto de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, será o responsável pelo momento formativo.

As inscrições podem ser feitas neste link: https://bit.ly/2PaXDKY

O webinário pode ser acompanhado neste link: https://bit.ly/33Eeb6x

TEMA

O empreendedorismo social pode ser considerado uma ação inovadora voltada para o campo social através da observação de um problema local. Como um espaço plural de inovações, é urgente que a Universidade trate deste problema com o protagonismo da instituição na região, disseminando tecnologias produtivas, aumentando a articulação de grupos carentes e estimulando a participação da população na esfera política. Nesse Webnário iremos discutir um pouco sobre o assunto, apresentando exemplos de sucesso e discutindo como a UFRPE faz e fará parte deste cenário.

ANDRÊZA ALENCAR

Possui doutorado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como Professor Assistente - A na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professora na especialização em Ciência de Dados e Analytics da Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com interesse principalmente nos temas: Ciência de Dados; Bancos de Dados não Convencionais; Sistemas Distribuídos e Gerenciamento de dados em Nuvem. Já palestrou em eventos de Tecnologia e Empreendedorismo como Campus Party, FISL, CSBC, Consoline, InterCon entre outros. É Diretora do Women Who Code Recife, Fundadora do Pyladies Recife e FemininoLivre, e Embaixadora do Technovation Challenge Brasil.

JORNADA

A Jornada é uma ação promovida em conjunto por setores estratégicos na gestão da UFRPE. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), Instituto de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo (Ipê), Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) e Assessoria de Comunicação (Ascom) fizeram um trabalho colaborativo no sentido de oportunizar momentos de formação para servidores, estudantes e público externo da Universidade.

UFRPE tem excelente desempenho na avaliação das bolsas PIBIC e PIBITI do CNPq

Wed, 05/08/2020 - 18:12
Postado em qua, 05/08/2020 - 18:12

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação ou de ensino médio integrados na pesquisa científica. As cotas de bolsas, nas suas diversas modalidades (PIBIC, PIBIC-EM, PIBIC-Af e PIBITI),  são concedidas diretamente às instituições, a partir de ampla concorrência.

Para as instituições já participantes do programa no CNPq, o processo de avaliação das propostas consiste na análise do relatório das atividades desenvolvidas com as bolsas recebidas no período de anterior. Desta forma, após análise das submissões realizadas em 2020, a UFRPE obteve um excelente desempenho, principalmente considerando o momento de restrição de recursos para pesquisa, tendo aumentado o número de bolsas PIBIC para 240 (no período anterior eram 222 bolsas) e PIBITI para  22 (no período anterior eram 17 bolsas), mantido o número de bolsas PIBIC-EM (22 bolsas) e conseguido adquirir 2 bolsas novas na modalidade PIBIC-Af (ações afirmativas).

Segundo a Profa Madalena Guerra, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, este resultado demonstra o compromisso e a seriedade das equipes responsáveis pela condução dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica na UFRPE, como representantes dos Departamentos e Unidades Acadêmicas que compõem o Comitê Gestor do PIBIC e do PIBITI;  da Coordenação de Programas Especiais da PRPPG, em nome do Prof Francisco de Assis Leite Souza, Severino Henrique da Costa e Evandro de Oliveira Cavalcanti; e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em nome do Prof Pabyton Gonçalves Cadena e do servidor Luis Otávio.

UFRPE divulga resultado preliminar do PIBIC/PIC

Wed, 05/08/2020 - 18:01
Postado em qua, 05/08/2020 - 18:01

   A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e o Instituto Ipê divulgam a comunidade acadêmica o Resultado Preliminar da Seleção do Edital PRPPG-UFRPE 06/2020, referente a seleção para o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC) da UFRPE e da UFAPE.

Aproveitamos para relembrar que, tendo em vista o cenário pandêmico originado pela virose COVID-19, a entrega da documentação complementar foi readequada de acordo com comunicado publicado em 14/07/2020. A documentação complementar referente aos(às) professores(as) e/ou pesquisadores(as) da UFRPE e da UFAPE deverá ser enviada à Coordenadoria de Gestão de Programas de Pesquisa e da Produção
Científica e Tecnológica através do email pibic@ufrpe.br.

O prazo de envio desta documentação foi prorrogado até 12 de agosto de 2020 (não será aceito envio de documentação após esta data).A documentação complementar a ser entregue está descrita nos itens 9.1
e 9.2 do Edital PRPPG-UFRPE 06/2020 (PIBIC/PIC UFRPE 2020/2021). Informamos que, devido a readequação realizada, o Termo de Compromisso precisa estar assinado apenas pelo orientador. Informamos também que o comprovante de matrícula do aluno poderá ser substituído pela declaração de
vínculo obtida em http://www.drca.ufrpe.br/declaracao_vinculo/add.

Em especial, sobre a documentação complementar, lembramos aos orientadores sobre o artigo 9.1, item c), do edital: Cópia de quaisquer permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal necessárias
(item 6.3 (b viii-a) do presente edital), no caso de orientadores(as) que anexaram o protocolo de submissão de envio do projeto para obtenção destas autorizações éticas ou legais as licenças ou permissões
definitivas, para propostas aprovadas neste edital, deverão ser encaminhadas juntamente com a documentação complementar.

Aproveitamos para relembrar que os pedidos de reconsideração devem ser realizados via e-mail à Coordenadoria de Gestão de Programas de Pesquisa e da Produção Científica e Tecnológica (e-mails:
pibic.ufrpe@gmail.com; pibic.prppg@ufrpe.br). Serão aceitos apenas pedidos enviados para estes e-mails (não será necessário formar processo), e o prazo para o envio dos recursos é até 07/08/2020 (dois dias úteis após a
divulgação do presente resultado).

Documento:  edital_pibic_pic_2020-2021.pdf Resultado preliminar da selecao - PIBIC - UFRPE.docx Resultado preliminar da selecao - PIC - UFRPE.pdf Resultado preliminar da selecao - PIC - UFAPE.pdf Resultado preliminar da selecao - PIBIC - UFAPE(1).pdf Termo de Compromisso PIBIC-PIC 2020-2021.doc

Matrículas do PLE para ingressantes, concluintes, acompanhados e desligáveis: 5 e 6/08

Wed, 05/08/2020 - 17:12
Postado em qua, 05/08/2020 - 17:12

Acesse aqui todas as informações relacionadas ao Período Letivo Excepcional (PLE) da UFRPE, que, segundo o calendário acadêmico, que já está na fase de disponibilização das unidades curriculares e início das matrículas. 

Os dias 5 e 6 são voltados para discentes concluintes, acompanhados e desligáveis enviarem formulário preenchido com as unidades curriculares que serão cursadas no primeiro PLE (acesse aqui a lista de unidades curriculares). Após o envio das unidades pelos discentes,  a coordenação de cada curso encaminhará a matrícula desses estudantes. 

Também os dias 5 e 6 são o período para os ingressantes 2020.2 informarem o interesse em cursar unidades curriculares como aluno especial no primeiro PLE através do envio ao DRCA de formulário preenchido com as unidades curriculares que serão cursadas - acesse o formulário AQUI

De 12 a 14 de agosto, é a vez da matrícula online realizada pelo estudante regular. Deverá ser impresso ou anotado o protocolo do requerimento de matrícula, emitido pelo sistema, para eventual comprovação.

O início das aulas, no dia 17 de agosto, será marcado por uma solenidade online de aula inaugural, às 9h, junto aos gestores e gestoras da UFRPE, que darão as boas vindas aos estudantes e darão orientações diversas sobre o Período Letivo Excepcional. O evento será transmitido pelo canal da UFRPE no YouTube - www.youtube.com/ufrpeoficial .

Histórico 

O PLE foi aprovado, no dia 21 de julho de 2020, em reunião da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, com ações do ensino de graduação do Plano de Funcionamento da UFRPE. A partir da decisão, fica instituído o período 2020.3, de adesão opcional por docentes e estudantes, caracterizado por atividades acadêmicas, no âmbito da graduação, realizadas por meio de ensino remoto durante suspensão de atividades presenciais em virtude da pandemia da Covid-19.

O início das aulas, de acordo com o calendário acadêmico, será no próximo dia 17 de agosto, e o semestre terá a duração de 10 semanas. Confira, nos anexos abaixo, todas as informações no Calendário Acadêmico, no Regulamento Geral e na Resolução do PLE.

O semestre letivo 2020.1 permanece suspenso para os cursos presenciais de graduação da UFRPE. Para o PLE, os estudantes dos cursos presenciais devem realizar novo procedimento de matrícula, conforme o novo calendário aprovado. As atividades serão realizadas por meio de ensino remoto, priorizando-se práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para apoiar processos de ensino-aprendizagem, com flexibilidade de acordo com as demandas.

As aulas e demais atividades acadêmicas referentes aos semestres letivos de 2020.1 e 2020.2 dos cursos presenciais de graduação da UFRPE serão reorganizadas, em período posterior, de forma gradual, garantindo o padrão de qualidade de ensino oferecido pela Instituição.

ACESSE OS DOCUMENTOS ABAIXO

Calendário Acadêmico e regulamento do PLE

Perguntas e respostas - FAQ do PLE

Lista de unidades curriculares ofertadas no PLE

 REGULAMENTO PLE_GERAL - FINAL CEPE.pdf

 Resolução sintética PLE_GERAL FINAL (4)CEPE.pdf

 DIÁLOGOS COM DOCENTES SOBRE ENSINO REMOTO E PLANEJAMENTO DIDÁTICO.pdf

 CONVERSA COM DISCENTES DA UFRPE SOBRE ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS E PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO.pdf

Docentes com projetos de pesquisa financiados ativos devem responder questionário institucional

Tue, 04/08/2020 - 17:05
Postado em ter, 04/08/2020 - 17:05

As equipes do Núcleo de Pesquisa do Instituto Ipê e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), em trabalho colaborativo, realizam levantamento para fornecer dados do eixo de pesquisa, a fim de acompanhar os avanços em direção a objetivos e metas institucionais.

Para tanto, solicitam que os pesquisadores da UFRPE com projetos financiados, cadastrados e ativos nos anos de 2019 e 2020 (vide https://drive.google.com/file/d/17z3fsMhXo2oXeRZisbNgf2DSD_yrHiHR/view?u...) preencham o formulário que consta no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdM49GGDCacVT6r4tEUQoZ0ytHpe6la....

Obs.: Apenas devem ser considerados os projetos que constam na nossa base de dados, conforme link acima.

O formulário estará ativo somente até hoje, 04 de agosto de 2020.

Dúvidas e demais esclarecimentos:  chamado.ipe@ufrpe.br.

PRPPG cria plano de apoio à consolidação da pós-graduação

Tue, 04/08/2020 - 15:34
Postado em ter, 04/08/2020 - 15:34

   

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE criou o PLANO DE APOIO À CONSOLIDAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, com  o objetivo de ajudar aos(às) coordenadores(as) dos programas a se prepararem para o processo de Avaliação Quadrienal que será realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2021, referente às atividades desenvolvidas no período de 2017-2020, pelos Programas de Pós-graduação do Brasil.

            Dentre as atividades do referido PLANO, estão reuniões com os(as) coordenadores(as) de Áreas da CAPES e os(as) respectivos(as) coordenadores(as) dos Programas de Pós-graduação (PPG) da UFRPE, visando criar um ambiente de discussão e de esclarecimento das atividades que devem nortear a elaboração dos relatórios das atividades desenvolvidas pelo programa no ano de 2020, conhecido como Coleta CAPES. De acordo com a Profa Madalena Guerra, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, o preenchimento deste relatório é de grande importância para o processo de Avaliação Quadrienal que será realizado em 2021, por ser o último ano de avaliação, o qual possibilitará o aumento das notas dos referidos programas, e reflete a consolidação da formação de profissionais e das pesquisas realizadas, com retorno à sociedade do recurso investido na PG e na pesquisa brasileira.

            Para ajudar na construção e no acompanhamento do PLANO, a PRPPG conta com o apoio de uma equipe altamente experiente, formada pelos professores Ana Lícia Patriota Marangon (Coordenadora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu na UFRPE), Emídio Cantídio de Oliveira Filho (Ex-Reitor da UFRPE e ex-Diretor de Programas e Bolsas na CAPES), Maria Beatriz de Abreu Glória (Coordenadora Adjunta da Área de  Ciências de Alimentos na CAPES e Professora Visitante na UFRPE), Rinaldo Aparecido Mota (Coordenador da Área de Medicina Veterinária na CAPES e docente do DMV-UFRPE) e Valdomiro Severino de Souza Júnior (Coordenador de Internacionalização dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu na UFRPE).

            A Profa Madalena ressalta, ainda, que o PLANO faz parte do Programa de Excelência da Pós-Graduação, criado em 2013 na UFRPE, cujas ações têm possibilitado o acompanhamento dos PPG da instituição. Para conhecer as ações do PLANO, acessar o arquivo abaixo.

Documento:  divulgacao_plano_de_apoio_a_consolidacao_dos_ppg_ufrpe_.pdf

“Inovação e Empreendedorismo Social” é tema de webinário com certificado nesta terça (04/08)

Tue, 04/08/2020 - 13:08
Postado em ter, 04/08/2020 - 13:08

“Inovação e Empreendedorismo Social” é o tema do webinário a ser realizado nesta terça-feira (04/07), às 17h, como parte integrante da Jornada da Inovação e Gestão Ágil da UFRPE. Iniciada em 25 de junho, a Jornada é composta por encontros temáticos, gratuitos e abertos ao público, com certificação de 2 horas de atividades e realizado no canal do Youtube da UFRPE (www.youtube.com/ufrpeoficial).

Nesta terça (30/07), o professor Ricardo Souza Cardoso, Diretor do Instituto de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, será o responsável pelo momento formativo.

As inscrições podem ser feitas neste link: https://bit.ly/2Pbq6QI

O webinário pode ser acompanhado neste link: https://bit.ly/33uuXET

TEMA

O empreendedorismo social pode ser considerado uma ação inovadora voltada para o campo social através da observação de um problema local. Como um espaço plural de inovações, é urgente que a Universidade trate deste problema com o protagonismo da instituição na região, disseminando tecnologias produtivas, aumentando a articulação de grupos carentes e estimulando a participação da população na esfera política. Nesse Webnário iremos discutir um pouco sobre o assunto, apresentando exemplos de sucesso e discutindo como a UFRPE faz e fará parte deste cenário.

JORNADA

A Jornada é uma ação promovida em conjunto por setores estratégicos na gestão da UFRPE. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), Instituto de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo (Ipê), Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) e Assessoria de Comunicação (Ascom) fizeram um trabalho colaborativo no sentido de oportunizar momentos de formação para servidores, estudantes e público externo da Universidade.

 

Instituto IPÊ ajuda a construir propostas institucionais sobre o tema Áreas Verdes Urbanas

Tue, 04/08/2020 - 10:08
Postado em ter, 04/08/2020 - 10:08 O ICLEI Innovation, iniciativa que tem como objetivo gerar soluções tecnológicas que possam atender às demandas e os desafios dos municípios, com ênfase no desenvolvimento urbano sustentável e empreendedorismo, lança o chamada 02/2020 para participação em Programa de Aceleração - https://iclei-innovation.com.br/participe.

A chamada tem como objeto selecionar equipes, startups, produtos, serviços e processos inovadores no segmento de arborização ou de áreas verdes urbanas, que fortaleçam a gestão e a sustentabilidade das cidades, promovam espaços verdes, adotem soluções baseadas na natureza e gerem resultados mensuráveis, como forma, também, de promover a saúde e o bem estar nas cidades e a adaptação às mudanças climáticas, tendo em vista o atual contexto de pandemia caracterizado, pela Organização Mundial da Saúde, em 11 de março de 2020, em razão da Covid-19.

O Instituto IPÊ pode auxiliar a construir propostas institucionais competitivas para este chamada. Para isso, basta solicitar atendimento por meio de mensagem para chamado.ipe@ufrpe.br.

 

 

UFRPE divulga resultado final do PIBITI 2020/2021

Mon, 03/08/2020 - 23:49
Postado em seg, 03/08/2020 - 23:49

O Núcleo de empreendedorismo e inovação  juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), comunica o resultado final  do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI 2020/2021 – PRPPG/CNPq/UFRPE),

referente ao período 2020-2021. 

Documento:  Resultado Final PIBITI 2020 2021.pdf

UFRPE divulga unidades curriculares que serão ofertadas no Período Letivo Excepcional 2020.3

Mon, 03/08/2020 - 18:00

Edital 01/2020 - NINTER/IPÊ de seleção de estudantes para Curso de Introdução à Cultura Chinesa

Fri, 31/07/2020 - 19:42
Postado em sex, 31/07/2020 - 19:42

Divulgado Edital 01/2020 - NINTER/IPÊ de seleção de estudantes de graduação para o Curso de Introdução à Cultura Chinesa, conforme anexos. 

Inscrições de 03 a 05 de agosto/2020.

 

Anexo:  Edital 01-2020 NINTER-IPÊ (Curso de Introdução à Cultura Chinesa) (1).pdf

Homologação das inscrições do Edital Interno - Chamada Pública MCTI/FINEP/ Infraestrutura NB-3

Fri, 31/07/2020 - 19:35
Postado em sex, 31/07/2020 - 19:35

Foi divulgada a homologação das inscrições do Edital Interno - Chamada Pública MCTI/FINEP/ Infraestrutura NB-3, conforme anexo.

O edital foi divulgado em http://ufrpe.br/br/content/edital-interno-chamada-p%C3%BAblica-mctifinep-infraestrutura-nb-3.

 

Anexo:  Homologação da Chamada FINEP Infraestrutura NB3.pdf

Pages