Notícias da UFRPE

Subscribe to Notícias da UFRPE feed
Updated: 2 hours 59 min ago

Professor da UFRPE é novo presidente da Associação Brasileira de Horticultura

Fri, 17/08/2018 - 14:43
Postado em sex, 17/08/2018 - 14:43

O professor Roberto Albuquerque de Melo, do Departamento de Agronomia (DEPA) da UFRPE, é o novo gestor da Associação Brasileira de Horticultura (ABH). Com uma administração rotativa de quatro anos, o professor e equipe estarão na administração da entidade entre os anos 2018 e 2022.

Ao ser questionado sobre o que representa a chegada da nova equipe na gestão da ABH, Melo exclamou alegre: “nós da diretoria atual estamos muito felizes e sabemos do tamanho da responsabilidade que assumimos e, portanto, estamos preparados para conduzir a ABH com a mesma maestria dos nossos antecessores”.

O professor da UFRPE esclarece qual estratégia será utilizada para garantir trabalhos com saldos positivos para a gestão: “A nossa chegada na ABH nos trás muita expectativa de continuarmos construindo pontes para unirmos profissionais, sejam professores, extensionistas, pesquisadores, produtores,  estudantes e sociedade civil vislumbrando fortalecemos os elos da cadeia produtiva para atendermos os anseios do mercado consumidor”.

A Associação Brasileira de Horticultura é uma entidade bastante movimentada dentro da área em que atua. Todo ano, a ABH organiza congressos e eventos nacionais, regionais, estaduais e/ou municipais, além de editar a revista acadêmica Horticultura Brasileira, o boletim informativo ABH Informa e o jornal Sobre Hortaliças. Roberto destaca que toda essas produções servem ao registro e à atuação da entidade para manter a comunicação com seus associados e interessados em geral.

Reconhecimento de Utilidade Pública pelo Ministério da Justiça é um dos pontos de destaque da ABH. A entidade busca promover intercâmbio com organismos governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais para  desenvolvimento e progresso do cultivo de hortaliças (olericultura).

É com todos esses objetivos que a gestão do professor Roberto buscará “estimular cada vez mais o consumo diário de hortaliças atrelado ao hábito de uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas, ficando atento às necessidades dos produtores, alunos, professores, extensionistas, pesquisadores e consolidando apoio à ABH junto às agências de fomento, empresas nacionais e multinacionais”, conta o engenheiro agrônomo.  O professor conclui ao enfatizar: “estaremos sempre com um canal aberto para recebermos críticas e elogios, para juntos, continuarmos construindo uma Associação Brasileira de Horticultura cada vez mais produtiva e celere para o nosso País, porque a ABH ela pertence ao Brasil”.

UFRPE sedia reunião da diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras nesta sexta (17/08)

Thu, 16/08/2018 - 14:32
Postado em qui, 16/08/2018 - 14:32

A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professora Maria José de Sena, recebe, nesta sexta-feira (17/08), integrantes da diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em encontro a ser realizado na Reitoria da Instituição, no Prédio Central, campus Dois Irmãos, Recife. Na ocasião, os gestores realizam uma reunião de caráter administrativo ao longo da manhã e da tarde, com a presença de pelo menos 4 dos 10 integrantes da diretoria do GCUB.

Esta será a última reunião do grupo antes do encontro internacional que será realizado na Hungria, de 24 a 28 de setembro. O GCUB tem como missão promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE).

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade estudantil também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Informações: http://www.grupocoimbra.org.br/Default.aspx

Workshop Brasil-EUA da Mulher Cientista discute pesquisas e empoderamento

Thu, 16/08/2018 - 12:39
Postado em qui, 16/08/2018 - 12:39

Contribuições Científicas e Impactos Sociais: este é o tema do Workshop Brasil-EUA da Mulher Cientista, que ocorre nos próximos dias 23 e 24 de agosto na UFRPE e no Cetene/UFPE.

As pesquisadoras Lora Billings (Universidade de Mountclair State) e Shweta Bansal (Universidade de Georgetown Universidade de Georgetown) ministram o workshop, em parceria com as professoras da UFRPE Maité Kulesza, Yane Lísley Ramos Araújo (DM/UFRPE) e Andrea Paiva Botelho (DMV/UFRPE) , bem como outras pesquisadoras pernambucanas.

O evento, promovido pelo Consulado Americano, em parceria com a UFRPE e o Cetene, traz apresentações e debates dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em sistemas aplicados à epidemiologia, física e ecologia; modelos matemáticos utilizados em estudos de dinâmicas de doenças infecciosas; além de populações vulneráveis a HIV/AIDS/DST e de otimização da pesquisa sobre a cadeia alimentar e o risco de doenças.

Também aborda o empoderamento da mulher cientista no Brasil e nos Estados Unidos em palestra especial, voltada a alunas e alunos, cientistas, professores e gestoras de diversas áreas de ciências da UFRPE, UFPE, CETENE, entre outras instituições. A palestra, que ocorre em dois momentos - na UFRPE e no Cetene - é aberta ao público. 

Confira a programação abaixo.

 

Núcleo de Idiomas com inscrições abertas para curso de Língua Espanhola

Thu, 16/08/2018 - 11:52
Postado em qui, 16/08/2018 - 11:52

O Núcleo de Idiomas (NucLi) da UFRPE, vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), realiza o curso presencial "Competências Culturais em Contexto Acadêmico de Língua Espanhola (32h – A2)". As aulas acontecerão às terças e quintas, das 15h às 17h, no período de 18 de setembro a 15 de novembro deste ano.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 20 de agosto, exclusivamente pela internet, no link: http://isfaluno.mec.gov.br/

Pode se inscrever os alunos matriculado ou servidores do campus Recife/Dois Irmãos. O curso é gratuito.

 

UFRPE participa de videoconferência com instituições de Rondônia e Paraíba

Thu, 16/08/2018 - 11:36
Postado em qui, 16/08/2018 - 11:36

Face ao reconhecimento do caso de sucesso da estruturação do Comitê Ecos de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participou de videoconferência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde da última quinta-feira (15/08). Com representantes do Tribunal de Justiça (Sr. Ayston Rocha) e do TRE (Sra. Sinara Batista da Silva e Mércia Vilanova), além do Gampe/UFRPE (Profa. Soraya El-Deir), foram discutidas as estratégias adotadas em Pernambuco para a concertação entre as 10 instituições constituintes do Comitê. Este tem por proposito desenvolver atividades compartilhadas, buscar sinergia interinstitucional e estabelecer agenda operacional focada em atividades sustentáveis. 

Presentes na videoconferência do estado da Paraíba o Tribunal Regional Eleitoral PB, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ibama. Já no Estado de Rondônia, estavam presentes técnicos do Tribunal Regional Eleitoral RO, onde existe a estruturação da Ecoliga, instância de articulação entre diversas entidades estaduais e federais.

Estudantes indígenas se reúnem na UFRPE para debater situação de índios na cidade

Thu, 16/08/2018 - 10:35
Postado em qui, 16/08/2018 - 10:35

 

O Grupo de Estudos Indígenas promove, hoje (16/08), às 18h, no Centro de Ensino de Graduação (CEGOE/UFRPE), conversa sobre indígenas em contexto urbano. A roda de debate é protagonizada por estudantes graduandos e pós-graduandos de várias etnias de Pernambuco, além de representantes de povos de Alagoas, São Paulo, Roraima e Acre.

O encontro - o segundo desde que o grupo foi formado - é um espaço para união dos estudantes indígenas que vivem na Região Metropolitana do Recife (RMR). O grupo conta também com apoiadores e pesquisadores da temática indígena. O objetivo da iniciativa visa o fortalecimento das identidades dos parentes indígenas e serve como espaço de solidarização da causa indígena.

A reunião contará com momento para debate. O professor Edson Silva (Colégio de Aplicação do Centro de Educação - CAp/CE - UFPE), pesquisador da temática indígena há 30 anos, é um dos convidados.

O grupo foi protagonizado pela estudante de Medicina Veterinária da UFRPE, Paula Fernanda, e conta com integrantes de outras instituições da RMR, incluindo públicas e privadas.

Para mais informações, mandar mensagem para Tarisson Nawa: (81) 9 9836 4713.

Campus France Brasil ministra palestra na UFRPE sobre oportunidades acadêmicas na França

Wed, 15/08/2018 - 13:29
Postado em qua, 15/08/2018 - 13:29

Na próxima segunda-feira (21/08), o Campus France Brasil - agência oficial do governo francês responsável pela promoção dos estudos na França - organizará uma apresentação para a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A palestra será realizada na Sala de Seminários, 2° andar do CEGOE, e é gratuita e aberta ao público.

O objetivo do evento é incentivar o intercâmbio de estudantes brasileiros para a França.

Na palestra serão abordados diversos assuntos como: a estrutura do ensino superior francês, oportunidades nos níveis da graduação, mestrado e doutorado, procedimentos de candidaturas, bolsas, cursos de francês na França, programa Au Pair entre outros.

O escritório Campus France Brasil atende a toda a região do Nordeste para estudantes interessados em informações sobre os estudos na França e procedimento pré-consular de visto de estudante.

Informações
Data: 21/08
Horário: às 15h
Local: Sala de Seminários, 2º andar do CEGOE
Endereço: Av. Dois irmãos s/n - Recife, PE
http://www.bresil.campusfrance.org/node/303750 

Reitora e vice-reitor recebem campeões do League of Legends nos Jogos Universitários Pernambucanos

Wed, 15/08/2018 - 10:03
Postado em qua, 15/08/2018 - 10:03

Os campeões da Blackbulls Gaming, equipe de esportes eletrônicos da UFRPE, foram recebidos ontem (14), pela reitora da UFRPE Maria José de Sena e pelo vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão. A “manada” venceu os Jogos Universitários Pernambucanos 2018, no último sábado (11/08), em uma final contra o UFPE Virtus Impavida E-Sports, numa batalha no game League of Legends.

 “Essa vitória foi muito importante para nós. Tem muitas pessoas que não levam esse jogo a sério como nós levamos. Quando o período de provas passar, iremos focar em outros torneios universitários. Nosso limite é ir para o mundial na China. Queremos isso desde o ano passado”, conta Gustavo, capitão da equipe.

A professora Maria José não escondeu a felicidade com vitória dos estudantes: "Estou muito feliz em recebê-los novamente aqui, com mais uma medalha. A nossa Instituição é feita por campeões e vocês são uma nova geração deles. Mas agora que vocês me acostumaram com tantas medalhas, quero mais uma no fim do ano", brincou.

O time, que venceu no ano passado a primeira edição dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), com a inclusão do League of Legends, irá representar Pernambuco nos JUBs 2018 em Maringá, no Paraná, na busca pelo bicampeonato. As competições irão acontecer de 04 a 11 de novembro.

Comissão divulga comunicado sobre processo Estatuinte na UFRPE

Tue, 14/08/2018 - 16:44
Postado em ter, 14/08/2018 - 16:44

O que é Estatuinte?

Entenda o que é a Estatuinte.

Estatuinte é um processo participativo e democrático no qual a Instituição define seu Estatuto. Este Estatuto é o DOCUMENTO MÁXIMO DA UFRPE, formado por um conjunto de leis internas que disciplinam os direitos e deveres de toda comunidade universitária e que irá reger a sua existência. Nele consta toda a estrutura e funcionamento da UFRPE.

A UFRPE já possui um Estatuto. O atual está em vigor desde 1975, com diversas Resoluções ao longo dos anos, que autorizam as modificações de sua carta magna. É, portanto, fundamental e imperiosa a necessidade de sua reformulação através de um processo Estatuinte com a participação de toda comunidade universitária (Docentes, discentes e técnico-administrativos) tal como o que está ocorrendo agora, em 2018.

Esse ano, a UFRPE decidiu reconstruir seu Estatuto para ter a oportunidade de discutir sobre este conjunto de leis de forma a adequá-las a sua realidade e reformular o seu Estatuto para que a universidade possa continuar sua trajetória de desenvolvimento em prol da sociedade.

Por isso, a UFRPE convida toda a Comunidade Universitária para participar de um debate plural e participativo e de palestras que serão oportunamente divulgadas nesta página e no Facebook da UFRPE. Por fim, o processo Estatuinte-UFRPE concebe a elaboração deste importante documento norteador sob o princípio basilar de que as instituições públicas de ensino superior devem funcionar na perspectiva de construção de uma sociedade que seja capaz de atender as demandas da população visando, sobretudo, ao aprofundamento do debate sobre a produção do conhecimento, suas formas de gestão e  à excelência de sua relação com esta mesma sociedade.

Assim podemos dizer que o Estatuto é o complexo de normas ou regras observadas por uma instituição jurídica, adotadas como lei orgânica, pelas quais passa ela a ser regida.

Já o Regimento é um documento que regulamenta/disciplina um Estatuto. Tem como objetivos orientar às atividades acadêmico-administrativas e didático-científicas dos diversos órgãos, programas e serviços de uma Universidade, disciplinando os relacionamentos entre os membros de sua comunidade.

A UFRPE é uma Instituição centenária, de grande prestígio no cenário acadêmico nacional e com uma extensa lista de contribuições diretas para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil. Todos os que se apresentam para colaborar neste momento de reflexão, diálogo, e construção dessa proposta de Estatuinte e Regimento participarão ativamente das decisões que irão disciplinar as regras de funcionamento da UFRPE pelas próximas décadas, e, neste sentido, assumem a grande responsabilidade de contribuir em favor do povo de Pernambuco e da sociedade brasileira.

Frente ao exposto, os valores que devem ser observados no Processo Estatuinte da UFRPE, são:

  1. Compromisso com a universidade pública, gratuita, socialmente referenciada e inclusiva;
  2. Participação da comunidade universitária e da sociedade civil;
  3. Comunicação dialógica e inclusiva;
  4. Respeito à pluralidade;
  5. Transparência e gestão democráticas e participativas;
  6. Orientação humanística e exercício pleno da cidadania.

Estudante defende primeira monografia escrita em espanhol no curso de Letras

Mon, 13/08/2018 - 18:55
Postado em seg, 13/08/2018 - 18:55

O estudante da Licenciatura em Letras - Português/Espanhol Renã Cavalcanti Silva, defendeu, nesta segunda-feira (13/08), a primeira monografia escrita em língua espanhola da UFRPE. Intitulada “Inestabilidades en la implementación de la Lengua Española en el currículo escolar brasileño: breve panorama de um ciclo hegemónico hacia la Ley 11.161/2005 y su revocación”, a defesa foi realizada no Departamento de Letras (DL).

Segundo a professora do DL Dorilma Neves, orientadora de Natã, o ato demonstra a competência linguística alcançada pelos estudantes de Letras da UFRPE. Durante a graduação, Renã participou de dois programas de imersão no idioma: na Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) e na Universidade de Buenos Aires (UBA). As bolsas foram concedidas pelos programas Santander Ibero-americanas e Capes, por meio das Parcerias Universitárias do Mercosul.

O Núcleo de Idiomas (NID/UFRPE) foi espaço de aplicação dos conhecimentos após o intercâmbio do estudante. Orientado por Dorilma Neves, o discente da UFRPE ministrou aula de Espanhol para a comunidade acadêmica.  

Para mais informações, ligar para 3320-5449 ou encaminhar e-mail ao Departamento de Letras: diretoria.dl@ufrpe.br

Inscrições abertas para seleção de professor bolsista de português como língua estrangeira

Mon, 13/08/2018 - 18:42
Postado em seg, 13/08/2018 - 18:42

Estão abertas, no período de 13 a 19 de agosto, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de Professor Bolsista de Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE/PLA) para atuar nas atividades desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Línguas do Programa IsF (NucLi-IsF) da UFRPE. Será oferecida uma vaga para início imediato e uma vaga para cadastro reserva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico idiomas.isf@ufrpe.br. O interessado deve indicar no assunto do e-mail: “INSCRIÇÃO ISF PORTUGUÊS LE/LA”.

O processo seletivo simplificado será feito em duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e avaliação didática, de caráter classificatório.

Confira no edital abaixo os detalhes referentes à documentação, requisitos para participação, entre outras informações.

Documento:  Edital n.2_2018_Selecao_Bolsistas_Institucionais_PLE.pdf

Parabéns, Economista!

Mon, 13/08/2018 - 17:41
Postado em seg, 13/08/2018 - 17:41

Parabéns, Economista!

No dia 13 de agosto, é comemorado o Dia do Economista. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) parabeniza profissionais, estudantes e professores da área, responsável pela gestão de recursos escassos nos diversos contextos sociais.

Neste vídeo, a professora Ana Paula Soares, do Departamento de Economia da UFRPE, fala um pouco sobre a atuação profissional, aspectos do curso de Ciências Econômicas e sobre a importância da Economia na vida das pessoas

Confira abaixo também a mensagem do Departamento de Economia (Decon).

 

 

DECON SAUDA OS ECONOMISTAS PELO SEU DIA

Hoje, 13 de agosto, comemora-se o dia do Economista. O DECON não poderia se furtar a saudar os economistas que integram o grupo docente assim como os alunos que buscam essa formação.

A Profa. Poema Isis Andrade de Souza, Diretora do DECON,  felicitando os Colegas e Alunos pela passagem do dia economista, ressalta:

"Os economistas estudam PIB, emprego, a temível inflação, pobreza, meio ambiente, trocas comerciais, impactos de políticas públicas, e, também, assuntos mais “exóticos” como casamento por interesse, corrupção, felicidade, etc.

Assim, constatamos que a formação do economista não reflete apenas uma qualificação para o mercado de trabalho, mas, sobretudo, uma formação humana mais completa"

 Com o mesmo sentimento, a Profa. Keynis Cândido, indicada para ocupar uma vaga de Conselheira na próxima gestão do CORECON-PE, saúda os demais colegas com uma breve reflexão sobre a formação do Economista, da graduação ao ser economista, dizendo:

"No  início da graduação, a introdução à economia nos ensina que o objetivo da Ciência Econômica (economista) é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los.

Um passo à frente aprendemos que nosso “laboratório” é a realidade econômica e social do país, e que precisamos “decifrar” as relações que se estabelecem entre um emaranhado de variáveis.

Então, nos formamos economistas e descobrimos que não basta conhecer os modelos e suas variáveis; que a economia “real” também é afetada por variáveis que nossos modelos não explicam; que seus problemas mudam; que a solução dos problemas não vem com um simples “ceteris paribus”.

Assim, esperamos que neste dia possamos refletir sobre “ser economista”; que possamos repensar como solucionar os problemas de um país onde há fome, desigualdade de renda, precariedade na saúde e ne educação.

Tudo isso confirma o que escreveu Adam Smith, considerado o pai da economia moderna:  “a ambição universal do homem [políticos] é colher o que nunca plantou”. Reconheceu também que "é injusto que toda a sociedade contribua para custear uma despesa cujo benefício vai a apenas uma parte dessa sociedade".

Um feliz dia do Economista para todos!

UFRPE parabeniza os pais por seu dia

Sun, 12/08/2018 - 10:13
Postado em dom, 12/08/2018 - 10:13

   

Mensagem da UFRPE aos estudantes

Sat, 11/08/2018 - 07:35
Postado em sab, 11/08/2018 - 07:35

Neste Dia do(a) Estudante, queremos dizer a cada ruralino e ruralina o quanto vocês são importantes.

O nosso corpo discente é feito de 17 mil mentes e corações pulsantes, que fazem a grande jornada pelo mundo do conhecimento nos diversos campi da UFRPE.

Na graduação, na pós-graduação, no Ensino Médio e/ou técnico. Presencial ou a distância. No litoral, na zona da mata, no agreste ou no sertão. Empenhados em dar sentido à vida, construir a própria trajetória, deixar algo de si no mundo.

Cada aula presenciada, cada texto lido, cada trabalho apresentado: certamente o esforço renderá frutos.
 
Professores e professoras, técnicos e técnicas-administrativas, profissionais das empresas tercerizadas: somos todos parte de uma comunidade que faz o melhor para garantir uma Universidade à altura do sonho de cada um de vocês.

Parabéns a todos/as os/as estudantes da UFRPE!

Entre idas e vindas: o Circular da UFRPE

Fri, 10/08/2018 - 11:51
Postado em sex, 10/08/2018 - 11:51

Tarisson Nawa - texto e fotos
tarisson-ccs@ufrpe.br

Usado majoritariamente pelos estudantes da graduação e da pós-graduação da UFRPE, o circular carrega as mentes geradoras de conhecimento da universidade. Em funcionamento desde 2013, o veículo leva, em média, 30 minutos em cada viagem, com duas pausas pequenas de 10 minutos durante o trajeto - cinco minutos no Departamento de Zootecnia (DZ) e cinco no Centro de Ensino de Ciências Agrárias (CEAGRI). Alternando entre a calmaria, vozes e risadas, o ônibus garante a segurança e mobilidade nos deslocamentos entre os centros. Esse é o pano de fundo para encontros e despedidas – do calouro ao veterano: o espaço possibilita a união e vivências coletivas.

Do volante ao banco de passageiro – relatos de uma rotina

Ao som de músicas populares das rádios de Recife, Flávio comanda o ônibus circular desde 2017. Toda vez que fica responsável pela direção, o motorista afirma que cumpre uma revisão diária para manter a segurança e higiene do transporte. “Quando eu estou pela parte da manhã, a gente faz verificação no ônibus externa - óleo, água e etc - e interna, para ver a limpeza”.

Ele não é o único que transporta tantos estudantes, outros sete motoristas fazem o trajeto de 4 km por viagem – em um revezamento de dois condutores por dia. Flávio conta, orgulhoso, sua situação desde quando entrou na escala de direção: nunca houve problemas com estudantes, nem casos constrangedores durante a direção. “Brigas, desentendimentos e discussões nunca aconteceram no circular. Nunca tive problema algum. Os alunos sempre se comportaram bem”.


Amigas de viagens. Luana Barbosa, Gabriela Correia e Emília Ferreira,
respectivamente, usam o circular com frequência.

Nos bancos de passageiros, o veículo é ponto certo de encontro das amigas e estudantes de Zootecnia Luana Barbosa, 20 anos, Gabriela Correia e Emília Ferreira, ambas com 21 anos. Elas fazem o trajeto do DZ até o Prédio Central várias vezes ao dia.

O ônibus tem bastante importância para a vida acadêmica das acadêmicas. Elas fazem coro ao relatar a funcionalidade do veículo: “O circular é importante pra nós porque usamos ele todos os dias. Chegamos a usá-lo quatro vezes, tanto pra ir pras aulas como pra ir comer no RU”. Gabriela acrescenta que o micro-ônibus evita esforço no deslocamento até o departamento, que fica na extremidade do campus, e diminui o perigo da viagem.

As estudantes fazem parte de uma turma que, mensalmente, utiliza o circular regularmente. São mais de seis mil passageiros que vêm e vão dentro da Universidade. Por mês, o veículo da UFRPE percorre mais de 2 mil quilômetros: o que equivale a um deslocamento de Recife para Belo Horizonte (MG); daria para fazer 325 viagens, entre idas e vindas, na Avenida Caxangá.


Passageira assídua. Estudante de Engenharia Florestal
fala de pontos positivos e negativos do ônibus.

Talita, 18 anos, do terceiro período de Engenharia Florestal, costuma ir constantemente aos laboratórios do curso, localizados no Prédio Central. Por isso, o circular é o meio de transporte mais viável para ela.

Para garantir rapidez nas  informações sobre o itinerário do coletivo, os estudantes criaram um grupo no Whatsapp que notifica em qual altura o  circular está passando. Talita está inclusa no grupo e diz que essa é uma das estratégias para ter noção do quanto vai esperar e se compensa ir andando para o lugar de destino.

Apesar da sua importância, a estudante destaca que, dependendo do dia, o ônibus pode alterar o período de espera e de percurso: pode passar a cada 20 minutos, ou, em casos mais extremos, até 40 minutos – tudo depende do horário e quantidade de passageiros dentro do coletivo. Das 7h às 11h30, o ônibus permanece com cadeiras vagas. A partir desse horário, por conta do RU, o circular começa a encher, chegando a levar passageiros na porta.


   Grupo no Whatapp. Estudante de Engenharia Florestal
   acompanha chegado do circular pelo celular.

Todas essas dificuldades, queixas e sugestões de mudança fizeram com que o responsável pelo gerenciamento do Circular, Silvano Cezar, realizasse uma pesquisa. Após vários meses de levantamento de dados, o supervisor do veículo pretende implementar mudanças para melhor atender os usuários. Ele reconhece os problemas, como paradas não sinalizadas e a complexidade do itinerário. A partir dos dados da pesquisa, as melhorias serão realizadas.

Consultada sobre a progressão das alterações para o circular, Thamara Cabral, diretora do Departamento de Logística e Serviço (Delogs), respondeu que está em fase de  licitação a sinalização visual das paradas. “Estamos tentando suprir, ao máximo, a demanda do percurso. Aumentamos a quantidade de paradas devido ao novo perfil de deslocamento dos alunos com a inauguração da Biblioteca Setorial. O circular oficial conta com 35 assentos e, quando está em manutenção, colocamos o veículo reserva com 28 assentos. Nossa proposta é incluir acessibilidade e aumentar a capacidade para transportar passageiros”, conta a diretora. Cabral citou ainda o aplicativo em fase de teste, desenvolvido por estudante da UFRPE, que identifica o local por onde o circular está passando. Todos os estudos buscam garantir a qualidade da viagem e a satisfação dos estudantes, finalizou Thamara.

Caso o usuário do circular tenha alguma reclamação ou sugestão pode procurar o Delogs, em expediente comercial. Lá, além do espaço de ouvidoria, os estudantes podem ter acesso aos “achados e perdidos”, caso tenham esquecido algo no coletivo.

Mais informações: falar com Silvano ou Jaqueline pelo telefone 3320 – 6476.

Confira abaixo o mapa com os trajetos do Circular da UFRPE.

Observatório da Família promove debate sobre encarceramento feminino

Fri, 10/08/2018 - 11:07
Postado em sex, 10/08/2018 - 11:07

O Observatório da Família da UFRPE, em articulação com o Além das Grades, Ministério Público de Pernambuco, Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, convida toda comunidade estudantil para discussão sobre o encarceramento feminino. O evento será realizado na próxima terça-feira, 14 de agosto, às 14h, no Auditório da Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, no campus Dois Irmãos da UFRPE.

Durante o debate será apresentado o relatório temático: “Um olhar sobre o encarceramento feminino”, idealizado pelo Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Pernambuco, com exposição de Maria Lygia de Almeida e Silva Koike. A ação busca ampliar a discussão de estratégias de fortalecimento das ações relacionadas ao tema.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail observatoriofamilia@yahoo.com.br. Os interessados devem indicar nome, curso, área de atuação, e-mail e telefone.

Os paticipantes inscritos receberão certificado.

O Observatório da Família é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFRPE.

Palestra aborda Educação, Direitos Humanos e Saúde Emocional nesta terça (14/08)

Fri, 10/08/2018 - 11:02
Postado em sex, 10/08/2018 - 11:02

Educação, Direitos Humanos e Saúde Emocional é o tema de palestra ser proferida na próxima terça-feira (14/08), no auditório do Cegoe, Campus Dois Irmãos da UFRPE. Os debatedores são os pesquisadores Hugo Monteiro Ferreira e Luiza Maciel, com a mediação da professora Flávia Peres.

A palestra ilustra a cerimônia de abertura do II Encontro de Pesquisa em Educação (II Epeduc), que movimenta a UFRPE de 14 a 16 de maio, promovendo o diálogo entre as pesquisas nas esferas da graduação e da pós-graduação. A iniciativa é do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Educação, Cultura e Identidades (PPGECI) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex).

A entrada é livre. 

Estudantes de pós-graduação da UFRPE podem se matricular na disciplina "Métodos de Extensão Aplicados para Difusão da Ciência"

Thu, 09/08/2018 - 09:04
Postado em qui, 09/08/2018 - 09:04

A disciplina Métodos de Extensão Aplicados para Difusão da Ciência (PCAT 7331) 60 horas, será oferecida para todos os Programas de Pós-Graduação da UFRPE, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical. Os interessados deverão fazer uma solicitação junto à Coordenação de seu Curso para que esta solicite a vaga à Coordenação do PPGCAT. A disciplina ocorrerá no período de 15 de outubro a 1º de novembro, no horário das 14 às 18h.

Mais informações na secretaria do PPGCAT, pelo fone: 3320-5416.

Pages